Caxito – Duzentas e 66 mil famílias, de oito mil escolas do campo criadas no país, recebem assistência do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).
Estas famílias têm beneficiado de assistência metodológica e de técnicas agrícolas para o desenvolver a agricultura, informou em Caxito, província do Bengo, o director-geral da instituição, Felismino da Costa.
Segundo o responsável, o país possui mais de três milhões de famílias que praticam a agricultura e, por isso, tudo está a ser feito no sentido deste número de agricultores adquirirem conhecimentos sobre novas técnicas agrícolas.
Na sua oponião o projecto “Osi Yetu” vai revolucionar a agricultura familiar e facilitar as famílias em termos de insumos agrícolas, equipamentos e outros incentivos que o Executivo colocar a disposição.
A literacia financeira das famílias no meio rural e o acesso aos mercados constituem o trampolim para o aumento da produção e da produtividade, disse.
Por isso, sublinhou, o Executivo angolano criou um conjunto de medidas de estímulos à economia que incluem o suporte financeiro às caixas comunitárias inseridas nas escolas de campo e cooperativas agrícolas operacionalizadas pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) com o objectivo de estimular o aumento da produção nacional.FS/CJ/IF