Lubango - Três milhões 362 mil 897 ovos foram produzidos, em 2024, por aviários da Huíla, mercado que precisa de 35 milhões 830 mil 652 unidades/ano.
Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, no Lubango, o chefe de departamento provincial do Instituto dos Serviços de Veterinária da Huíla, José Chicomo, considerou ser uma produção concentrada em aviários da Humpata, Lubango, Matala, Chibia, Caluquembe e Cuvango.
Em 2023, disse a fonte, a produção fixou-se em 523 mil 921 ovos, mas os dados dizem respeito a apenas um semestre, pois a produção tinha paralisado, devido a dificuldades de aquisição de ração e importação de pintos.
Destacou que para o aumento de produção na província, há necessidade de instalação de fábricas de ração, pois ainda os avicultores têm de adquirir de outras províncias do país, com custos avultados, pese embora alguns adaptam a alimentação das aves, mas a produtividade não é a mesma.
A aquisição de matrizes a partir da Namíbia e Portugal, a mão-de-obra e a manutenção de infra-estruturas são entre outros impasses que acabam por desanimar a actividade do avicultor na Huíla, segundo o também médico veterinário.
Produção de frango atinge 3,3% da necessidade anual
A produção de carne de aves foi de 78.777 quilogramas, de 43 mil 765 aves, correspondendo a 3,3% da necessidade anual, fixada em três milhões 60 mil 717 kg.
No ano de 2023 foram produzidos mil 697 kg de carne, de 943 aves, o que correspondeu a 0,05 por cento da necessidade anual.
Ressaltou estar em curso o projecto de financiamento do fomento da avicultura, com um aposta na produção de carnes de aves, uma iniciativa que esta na fase de selecção de potenciais produtores para aumentar a quantidade.
O frango produzido na Huíla é maioritariamente de aves descartadas da produção de ovos, em grande escala ainda não temos como tal.
Fez saber que a necessidade anual foi calculada em função do número populacional, do Instituto Nacional de Estatística (INE), de 2014 e para unidades que as pessoas devem comer diariamente.
José Chicomo frisou que durante o período tiveram o registo de importação de 19 mil 750 kg (+16.978kg) de galinha rija, 17 mil 920 kg (+13.463kg) de coxas e quatro mil 980 kg (1.460 kg) de frango.
A província da Huíla tem uma população estimada em mais de três milhões de habitantes. EM/MS