Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Huambo produz anualmente 120 toneladas de frutas diversas

     Economia              
  • Huambo • Terça, 13 Julho de 2021 | 13h07

Huambo – A província do Huambo está a produzir, em média anual, 120 toneladas de frutas diversas, numa área de 15 mil e 500 hectares de terras aráveis, informou, hoje, fonte local do Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas.

Segundo Mansango Manuel Nlandu, trata-se de 60 toneladas de abacate, 35 de citrinos e outras 25 de ananás, geralmente direccionadas para as províncias de Benguela, Cuando Cubango, Bié e Luanda.

Em declarações à ANGOP, o responsável referiu que no mercado local um abacate, por exemplo, está a ser comercializado a 100 Kwanzas, sendo que um abacateiro pode produzir entre 200 a 800 abacates.

Informou que a produção de frutas, sobretudo, do abacate está a contribuir, de forma significativa, na renda das famílias afectadas pela seca, além de se tratar de uma fruta muito procurada nesta fase da pandemia da Covid-19.

Nesta conformidade, o responsável disse que a instituição está a trabalhar com os camponeses no sentido de alargarem as áreas de produção frutífera, com realce para o abacate que, além de resistir à seca, contribui para a renda familiar.

O abacate é consumido como alimento de diversas formas no Norte da América do Sul, América Central, México e África, como puré, saladas e temperos.

Além do seu valor na alimentação, o abacate tem sido aproveitado para várias outras aplicações: da polpa obtêm-se óleos comerciais muito utilizados na indústria farmacêutica e de cosméticos, da semente produz-se uma tinta castanho-arroxeada e outras partes da planta, tais como folhas, caroços, casca dos frutos e casca do tronco, têm sido utilizadas pela medicina popular.

É uma fruta excelente no combate de dores de cabeça, dores, reumáticas,   diarreias, excesso de ureia, insuficiência hepática, pele seca, ressecamento de cabelo, retenção da secreção biliar, verminoses e é um óptimo diurético.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+