Huambo - Quarenta e um projectos económicos de diversos sectores, na província do Huambo, foram financiados no quadro do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) reestruturado, com um montante de mil milhões, 679 milhões e 800 mil kwanzas.
O PAC restruturado, que está a ser implementado no país, desde 2022, no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), foi aprovado à luz do Decreto Presidencial 94/22 de 22 de Abril, com condições menos burocráticas e mais atractivas.
Os dados foram prestados hoje, quarta-feira, pelo director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado do Governo do Huambo, Manuel Vitongue, que falava, em declarações à ANGOP, sobre a situação do projecto na província.
De acordo com o responsável, dos projectos financiados, um é do sector da agropecuária, dois das pescas, cinco da indústria transformadora, dez da pecuária, 11 do comércio e prestação de serviços e 12 da agricultura.
Explicou que os projectos da pecuária são que tiverem maior financiamento, com 461 milhões de kwanzas, seguidos da agricultura, com 456 milhões de kwanzas e do comércio e prestação de serviços, com kz 375 milhões.
Os da indústria transformadora, continuou, foram financiados com kz 205 milhões, da pesca kz 141 milhões, enquanto o único projecto da agropecuária foram desembolsados 41 milhões de kwanzas.
Manuel Vitongue informou, por outro lado que, terem sido cadastrados, ainda no âmbito do PAC reestruturado, outros 217 projectos de diversos sectores, desde a agricultura, pecuária, pesca e indústria transformadora, que aguardam por financiamento.
Já no quadro do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), disse terem sido remetidos 207 projectos, que também aguardam por financiamento.
O PRODESI é um programa do Executivo que visa acelerar a diversificação da produção nacional e a geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações, designadamente nos seguintes sectores: Alimentação e Agro-indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás Natural, Florestal, Têxteis, Vestuário e Calçado, Construção e Obras Públicas, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Saúde, Educação, Formação e Investigação Científica, Turismo e Lazer. VKY/AC