Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Grupo Técnico avalia Censo Piloto no Bié

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 04 Dezembro de 2023 | 19h35
Logotipo da comissão multissectorial de apoio ao  censo 2025
Logotipo da comissão multissectorial de apoio ao censo 2025
Quinito Bumba-ANGOP

Luanda – Um encontro metodológico para o balanço geral do Censo Piloto, realizado de 19 de Julho a 5 de Setembro deste ano, em sete províncias do país, decorre de 4 a 6 do corrente mês, na província do Bié, numa iniciativa do Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo/2024.

Segundo o coordenador do Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo/2024 e também director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Caliengi, o encontro vai avaliar os aspectos positivos e negativos que incidiram no Censo Piloto, com vista a remover os constrangimentos identificados, até a data da realização do Censo Geral, programado para Julho do próximo ano.

Por outro lado, o governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, espera que os técnicos reflictam, ao pormenor, todas as incidências e ocorrências do processo de Censo Piloto, no sentido de se aprimorar e acautelar o processo de recenseamento populacional em 2024.

Sublinhou que, do ponto de vista de apoio técnico e mobilização das populações, a província do Bié está preparada para a realização do Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo/2024).

De acordo com o governador, desde o lançamento do processo nacional de actualização cartográfica censitária, em Janeiro do corrente ano, a província constituiu grupos técnicos, provincial, municipal e comunais.

Esses grupos técnicos, apontou, prestaram o apoio para a realização do Censo Piloto, que decorreu nos municípios do Chitembo e Camacupa.

Segundo o governador, a nível central tem havido encontros regulares para avaliar a prontidão da província e perspectivar o engajamento no Censo/2024, sendo que o principal constrangimento foi a acomodação dos equipamentos, alojamento dos técnicos e dos meios desta actividade.

O governante, que falava durante uma audiência concedida ao coordenador do Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo 2024, José Caliengi, assegurou que a província do Bié vai continuar a engajar todos os segmentos da sociedade para reforçar a mobilização em prol do Censo Geral.

O Censo Piloto, que decorreu nas províncias de Luanda, Bengo, Bié, Lunda Norte, Cuando Cubango, Uíge e Cunene, permitiu recolher dados de 35 mil e 549 agregados familiares, tendo registado, preliminarmente, constrangimentos a nível da interpretação dos instrumentos de recolha (questionário), algumas dificuldades no manuseio dos materiais e equipamentos, bem como o difícil acesso em algumas localidades.

Neste momento, o INE está a realizar a actualização cartográfica em todo país, para obter uma fotografia mais actualizada da geografia de Angola.

Angola realiza terceiro Censo Geral da sua história

O Censo Geral da População e Habitação/2024 será o terceiro da história de Angola, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da Independência Nacional, enquanto o segundo ocorreu em 2014.

Esse processo é realizado em dois recenseamentos simultâneos: população e habitação, que permite a obtenção de informação estatística fiável e actualizada, necessária ao acompanhamento e avaliação da estratégia de combate à pobreza.

O Censo Geral da População e Habitação tem como objectivos disponibilizar base de dados para o planeamento, gestão e tomada de decisões, bem como construir uma base de amostragem para a selecção de amostras de inquéritos, junto aos agregados familiares.

Constam, igualmente, dos objectivos conhecer a estrutura da população para todas as unidades administrativas do país, reforçar a capacidade nacional técnica e material para conduzir recolhas futuras de dados. OPF/AC/QCB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+