Ndalatando - O grupo empresarial chinês China, Tiesiju Civil Enginering Group CO, LTD (CTCE), pretende investir na província do Cuanza-Norte, nos sectores da agricultura, exploração mineira e infra-estruturas.
A intenção foi expressa, hoje (quinta-feira), pelo director-geral para a África Austral e Central do grupo, Li XiaoGang, no termo do encontro com o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar e membros do Governo local.
Salientou que Cuanza Norte constitui uma das prioridades de investimento do grupo em Angola e no continente africano, através da implementação de projectos que contribuam para o desenvolvimento da província.
Apontou a existência de jazigos de recursos minerais, terras aráveis, disponibilidades abundantes de água e energia como factores que determinaram a escolha da província como prioridade para investimentos do grupo.
No Cuanza-Norte, a CTCE pretende investir na produção de arroz, construção de habitações sociais, de infra-estruturas rodoviárias, sistemas de distribuição de água, exploração de metais preciosos, formação de quadros e no sector da indústria.
Neste momento, disse, decorrem as diligências entre o Governo local e a empresa, com vista à criação de condições para o estabelecimento das suas estruturas na província.
O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, destacou as potencialidades económicas e a localização geográfica da província em relação aos grandes centros de consumo, como factores que podem contribuir para o sucesso dos investimentos.
Adiantou, ainda, que a província oferece muitas oportunidades de investimento nos domínios das infra-estruturas, água, estrada e exploração mineira.
A CTCE é uma subsidiária da empresa estatal China Railway Engineering Corporation, presente em vários países africanos onde participa em projectos de construção de infra-estruturas diversas. DS/IMA/YD