Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

GPL disponibiliza input agrícola às famílias camponesas

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 17 Outubro de 2024 | 13h36
Campo agrícola(Foto ilustração)
Campo agrícola(Foto ilustração)
Kynda Kyungu

Cazenga - Famílias camponesas a nível de Luanda beneficiarão de insumos agrícolas para o aumento da produção na presente época, a serem fornecidos pelo governo provincial, de acordo com director do gabinete local da Agricultura, João Pedro.

Falando à margem de uma palestra, a propósito do Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro), assinalado quarta-feira, o responsável sublinhou que o incentivo é distribuído no quadro de um cadastro feito pelas administrações municipais, que, por sua vez, farão chegar os apoios aos camponeses.

Segundo João Pedro, com esta acção pode-se alavancar a produtividade nesta parcela do território.

A província de Luanda conta na presente campanha agrícola (2024/2025) 86 mil 626 famílias camponesas, para o cultivo de uma área preparada de mais de quarenta mil hectares, e deverá apostar, entre outras culturas, na produção do arroz e da soja, prevendo-se colher 330 mil 845 toneladas de produto diverso, mais 30 por cento em relação a campanha anterior.

Recentemente, o responsável do departamento provincial da Agricultura, Pecuária e Flora, Pascoal de Castro, deu a conhecer a existência de 300 toneladas de insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes diversas, salientando a necessidade de aumentar-se para 400 toneladas.

A palestra decorreu sob o lema “direito à alimentação adequada para um futuro melhor”.

Na ocasião, o representante da FAO, Anastácio Gonçalves, sublinhou que cerca de um bilhão de refeições são desperdiçadas no mundo e 737 milhões de pessoas passam fome, por isso ser importante sensibilizar os cidadãos, governos e todos os intervenientes no processo de segurança alimentar para que haja acesso a alimentos saudáveis e com qualidade.

Numa parceria da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura e Florestas, os responsáveis levaram a palestra aos alunos da escola 3035, com foco em promover uma educação nutricional e adequada como pilar essencial para a saúde e o bem-estar, assim como garantir alimentos diversificados e seguros com a implementação de hortas escolares.

No entanto, a administradora municipal do Cazenga, Nadia Neto, sublinhou que a iniciativa de criação de hortas escolares está dentro das políticas do Executivo central e deve ser reforçada a todos os níveis, principalmente junto das crianças.

Realçou o facto de a actividade estender-se a esta instituição, na sua circunscrição, que possui uma cozinha e horta escolar que vai reforçar a merenda, no âmbito do programa de combate à pobreza.

A seu ver, palestras destas natureza devem ser realizadas mais vezes para que todos obtenham os conhecimentos necessários para uma alimentação com segurança nas instituições de ensino. PLA/ACS/VC

 

 

 

 

 

 

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+