Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo vai adquirir 246 viaturas das 700 necessárias para o Censo

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 13 Março de 2024 | 14h23
Divulgação, Censo 2024
Divulgação, Censo 2024
Kinda Kyungu - ANGOP

Luanda - O Governo vai adquirir 246 viaturas das 700 previstas para apoiar o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH - 2024), em função do aproveitamento das viaturas do Censo de 2014, informou hoje, em Luanda, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

A redução de 700 para 246 surge com o aproveitamento das viaturas do Censo de 2014 e das viaturas das eleições gerais de 2022.

Disse, igualmente, que vão ser adquiridos 70 mil tablets para assegurar os recenseadores do Censo, a ser realizado a 19 de Julho deste ano.

Em relação ao processo, o ministro de Estado fez saber que, em algumas províncias, o processo já terminou, sendo que a actualização da malha cartográfica está em 73%.

Francisco Furtado diz que, neste momento, estão duas comissões a dirigir os concursos para aquisição dos meios.

Frisou que estão a ser criadas as condições logísticas, organização do volume de tabletes e viaturas necessárias para assegurar o Censo.

O ministro destacou que há um envolvimento global da sociedade, particularmente dos governos provinciais, das Forças Armadas, Ministério do Interior e de todas as unidades da Polícia Nacional.

“Esperamos a sensibilização e ensinamentos que devem ser passados às populações sobre a importância do Censo, sobre a importância de cada um nos registarmos para podermos saber quem somos, quantos somos, onde estamos e o que fazemos”, acrescentou.

Governadores asseguram sensibilização da população

Na ocasião, o governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, reforçou que a província atingiu 100% da cartografia, devendo apoiar a província de Benguela para atingir o mesmo ritmo.

“Não temos problema na sensibilização das populações. Há uma combinação excelente até mesmo nas línguas nacionais. Toda gente está a participar e compreender”, frisou.

Acrescentou que os munícipes estão ávidos para saber “quantos somos e onde estamos”.

A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, diz que foi um árduo trabalho desenvolvido pelas equipas que trabalhar no processo cartográfico concluído pela província, “felizmente, neste momento, Cabinda já tem o seu mapa cartográfico totalmente actualizado, os compromissos que assumimos são de agora os nossos técnicos movimentarem-se para a província do Uíge, para apoiar essa província no processo”.

Assegurou estar identificado o local que deverá acondicionar todos os meios e que, “a qualquer momento, deverá chegar a nossa província. Temos as nossas equipas todas no terreno, iniciamos já com o trabalho de sensibilização”.

Por seu turno, o governador da província do Cuando Cubango, José Martins, sublinha que a visão passa por ter, no quadro do pessoal, que será recrutado para o suporte desta operação, jovens locais que, seguramente, com “o conhecimento da língua local, vai facilitar o processo de comunicação com as comunidades”.

Frisou que o Censo não é um acto primário, “já trazemos a experiência do último, na fase piloto foram denotadas as dificuldades. É necessária a conjugação de esforços para termos meios diversificados, viaturas, motorizadas, para os pequenos concentrados, assim como embarcações”.

Já o governador de Luanda, Manuel Homem, lembra que Luanda é a província que tem maior densidade populacional, onde as equipas foram reforçadas para poder concluir a cartografia da capital e “assim facilitar toda esta acção que está a ser planeada para o Censo/2024”.

O governante diz que “conhecemos alguns desafios, mas ao nível da província, recentemente realizamos um encontro de articulação com os administradores municipais e as equipas da província, para avaliar as dificuldades que estão a ser colocadas e fomentar a participação das nossas equipas provinciais”.

O seminário de formação dos Coordenadores das Comissões Multissectoriais Provinciais de Apoio a realização do Censo/2024 decorre em Luanda, contando com a participação dos governadores e vice-governadores provinciais. HM/AC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+