Huambo - O ddirector do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE) do Governo da província do Huambo, Pires Feliciano, prometeu, esta segunda-feira, um maior engajamento na projecção realista dos programas de desenvolvimento sustentável.
O responsável falava na abertura da formação sobre recolha de dados e elaboração estatística, dirigida aos técnicos do GEPE na província do Huambo, numa iniciativa do Ministério da Administração do Território.
Na ocasião, disse que a acção formativa visa estabelecer informações confiáveis e consistentes relacionadas com a administração pública, para que seja possível a promoção do crescimento social e económico, bem como a redução das assimetrias regionais.
Com esta formação, acrescentou, os técnicos terão capacidades suficientes para prestar informações decisivas para a projecção social e económica necessária para a redução da pobreza, da miséria e da fome nas comunidades.
Realçou que o GEPE vai sempre trabalhar no melhoramento dos métodos de tratamento e processamento estatísticos, assim como na recolha e análise de dados informativos, para a concretização de projectos de desenvolvimento sustentável em diferentes domínios, com foco no bem-estar da população.
Em dois dias, os participantes serão dotados de ferramentas sobre as técnicas de elaboração estatísticas e análises de dados, para a precisão de diagnósticos.
O evento contou com a participação de 62 funcionários da administração pública, em representação dos 11 municípios da província do Huambo. LT/ALH