Luanda – Mais de vinte mil famílias, que se dedicam a actividade agrícola, serão apoiadas com meios de trabalho pelo Governo da Província de Luanda, foi anunciado neste sábado na Comuna de Calumbo, Município de Viana.
A governadora Ana Paula de Carvalho, que presidiu a cerimónia de abertura do ano agrícola, na capital do país, destacou que o apoio será extensivo a 17 associações de camponeses, 68 cooperativas, bem como 45 agricultores, de pequenos, médios e grandes fazedores.
Precisou, entretanto, que para o presente ano agrícola, prevê-se o cultivo de 22 mil 438 hectares, com uma produção estimada em 115 toneladas de produtos diversos.
A governadora fez saber, que a agricultura ajuda a desenvolver para economia urbana, industrial, dinâmica, assim como viabiliza o crescimento e a modernização dos produtos rurais.
Lembrou, por outro lado, que o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022, nos seus variados domínios de actuação, enquadra-se a política de fomento da produção, substituição das importações, diversificação das exportações e o apoio a agricultura familiar.
Além destas orientações estratégicas, Ana Paula de Carvalho indicou, que os investimentos feitos neste sector, juntam-se aos objectivos do desenvolvimento sustentável, que consiste em erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura, conforme a agenda 2030 das Nações Unidas.
Por sua vez, as associações das cooperativas agrícolas de Luanda solicitam o apoio de equipamentos agrícolas para preparação da terra, implementação de postos de transformação de energia eléctrica para facilitar na instalação de electrobombas para regas, concessão de créditos, entre outros meios.
Durante a actividade, a governadora de Luanda fez a entrega de vários kits ligados ao ramo da agricultura.
Fizeram parte do acto, as cooperativas dos municípios de Viana, Cacuaco, Icolo Bengo, Belas e Quiçama.
O evento contou com a presença dos vices governadores da província de Luanda, administradores municipais, entre outros convidados.