Caungula – O governo da província da Lunda Norte fez a entrega de duas semeadoras, uma máquina de descasque de arroz, uma moagem, uma tonelada de semente de milho, igual quantidade de arroz, para estimular a produção de cereais na Fazenda “Líder Caungula Investimento”, no município de Caungula.
Consta dos meios entregues (quarta-feira) pela governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, no âmbito do programa de apoio aos produtores locais, fertilizantes, pulverizadores, entre outros.
Na ocasião, a governadora Deolinda Satula, disse que os meios entregues visam o relançamento da produção de cereais, com realce para o arroz e o milho e será abrangente aos produtores de outros municípios.
Disse que a medida visa transformar a Lunda Norte, no futuro, num dos maiores produtores de cereais, como foi nos anos 80.
Por seu turno, o responsável da referida fazenda, Lucas Pedro, enalteceu a iniciativa do governo local, assegurando que com este apoio , os níveis de produção vão se multiplicar.
Fez saber que na presente campanha agrícola, a fazenda tem preparados dois mil hectares de terra, dos quais, 500 para a produção de milho, 300 soja, 200 mandioca e mais de 100 para arroz.
Sem revelar as perspectivas de colheitas, frisou que a fazenda vai também produzir couve, ananás, berinjela, repolho, feijão, tomate, tangerina, laranja, abacate, entre outros produtos.
Realçou que estão a ser feitos contactos com algumas instituições bancárias para o financiamento de uma unidade industrial, com vista a transformação dos produtos e a produção de ração para animais.
A fazenda emprega actualmente mais de 20 trabalhadores.