Lunada - A governadora da província de Luanda, Joana Lina, esclareceu quinta-feira que o mercado do Kikolo continua sob gestão da Administração Municipal de Cacuaco.
Joana Lina, que falava durante uma audiência colectiva aos munícipes de Cacuaco, no Sitio Histórico de Kifangondo, esclareceu que administrativamente o mercado do Kikolo pertence a Cacuaco e não ao município do Cazenga.
Segundo a governante, não existe em posse do Governo Provincial de Luanda documento algum que informe que o mercado tenha passado para o município do Cazenga.
Referiu que os aspectos da delimitação de um ou mais metros ou devido a uma curva que se encontra num ou noutro município, não podem determinar a atribuição da gestão de um mercado.
Com esta informação, Joana Lina colocou "um ponto final" num diferendo entre os municípios de Cacuaco e Cazenga, quanto à gestão do mercado do Kikolo, questão que preocupava os munícipes.
A governadora mostrou-se preocupada com a administração dos mercados e anunciou para breve um encontro com os gestores de todos os existentes na província de Luanda.
No encontro, o munícipe João Sabino, morador do Kikolo, para além das preocupações apresentadas à governadora, ligadas à energia e água, mostrou-se satisfeito com o esclarecimento sobre a localização do mercado do Kikolo.
Maria Augusto, da Vila de Cacuaco, que falou das dificuldades que enfrentam nas cozinhas comunitárias e nos acessos a algumas vias, agradeceu as explicações da governadora sobre o mercado em disputa pelas duas administrações.
O GPL tem realizado, nos municípios, programas de auscultação social que visam ouvir as preocupações e dar resposta aos vários problemas das localidades, no âmbito de uma governação de proximidade.