Mbanza Kongo – O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, defendeu segunda-feira, no Tomboco, a necessidade da instalação de pequenas unidades de processamento para a transformação dos produtos do campo produzidos na localidade.
Em declarações à imprensa, o governante reconheceu as potencialidades agrícolas desta circunscrição que se destaca na produção de abacaxi, banana, citrinos, mandioca, maracujá e outros produtos.
Assegurou, na ocasião, o apoio institucional do governo provincial para todos quantos queiram investir o seu capital na região, nos mais diversos sectores da vida produtiva, de modo a gerar renda e mais postos de trabalho.
Prometeu interagir com algumas instituições financeiras nacionais para convencé-las a apoiar iniciativas de empresários da região, tendo, por isso, desafiado-os a serem mais ousados no aproveitamento das potencialidades disponíveis.
Durante um encontro com os membros do Conselho Municipal de Auscultação às Comunidades do Tomboco, ao governador foi apresentada a preocupação da paralisação das obras do futuro instituto médio agrário local, há cerca de sete anos.
O mau estado das vias de acesso ao interior do município e aos campos de cultivo, que dificulta o escoamento da produção agrícola aos potenciais mercados de consumo, também mereceu a atenção dos participantes no encontro.
A paralisação há dois anos da fábrica de transformação da mandioca em fuba, localizada na periferia da vila do Tomboco também mereceu atenção dos membros do conselho de auscultação.
O parque industrial foi inaugurado em 2017, no âmbito do programa de fomento da pequena indústria rural.
Equipado com moageiras de milho e mandioca, o referido parque industrial deixou de funcionar em Março de 2020, cinco meses depois, por alegada insuficiência de matéria-prima.
O município do Tomboco, com mais de 45 mi habitantes que se dedicam fundamentalmente à agricultura de subsistência é um dos celeiros da província do Zaire, dispondo de vastas terras férteis para o cultivo de diversas variedades de produtos, aliada à sua rica bacia hidrográfica.
A sede municipal do Tomboco dista a cerca de 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.