Mbanza Kongo – As vias de acesso às comunas de Kibala Norte e Kindege, município do Nzeto, província do Zaire, começam a ser intervencionadas nos próximos dias para facilitar o escoamento de produtos agrícolas para os grandes centros de consumo.
O anúncio é do governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, no final da sua jornada de trabalho de 48 horas ao município piscatório do Nzeto, que visou constatar a situação social e económica da circunscrição.
Serão recuperados, ao todo, 177 quilómetros de estrada, sendo 100 km que unem o troço Nzeto/Kindege e 77 outros que ligam a sede comunal do Kibala Norte à Estrada Nacional 100 (EN-100), à saída ao posto policial do Loge Grande.
O governador considerou crítico o estado actual das vias inter-comunais do município do Nzeto, afirmando que, numa primeira fase, serão feitos trabalhos de terraplanagem para atenuar o sofrimento por que passam os habitantes locais.
Acrescentou que esta e outras inquietações que afligem os habitantes das comunas de Kindege e do Kibala Norte constarão do relatório de fundamentação a ser submetido às entidades competentes do Executivo para a inversão rápida da situação.
Para o governador, grandes quantidades de citrinos produzidos anualmente em Kindege acabam por apodrecer por falta de escoamento.
Informou que o governo provincial em parceria com o Ministério da Indústria está a trabalhar para aquisição de pequenas processadoras de produtos agrícolas para serem instaladas em algumas localidades produtoras de frutas.
Nzeto é o quinto município da província do Zaire radiografado por Adriano Mendes de Carvalho, desde que assumiu o comando da província do Zaire em Setembro deste ano, depois de ter passado pelas circunscrições do Soyo, Cuimba, Tomboco e Nóqui.
Situado a 230 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, o município do Nzeto tem uma população estimada em mais de 47 mil habitantes, distribuídos por quatro comunas: Musserra, Kindege, Kibala Norte e Sede.