Ondjiva – Trinta e dois gestores de empresas e produtores agrícolas do Cunene participaram nesta quinta-feira, em Ondjiva, numa formação sobre cidadania fiscal, visando o pagamento dos impostos.
Durante a formação de um dia, os participantes inteiraram-se, entre outras matérias, sobre o calendário fiscal e a importância do pagamento dos impostos.
Em declarações à ANGOP, a técnica da Administração Geral Tributária (AGT), Isabel Arnaldo, disse que a formação visou elucidar os gestores de empresas e produtores agrícolas sobre as vantagens do pagamento dos impostos.
Informou que, por falta de conhecimento, alguns agentes económicos sentem-se surpreendidos e prejudicados, quando o assunto é contribuição junto da AGT.
Para se inverter esse quadro, referiu, programou-se “este pequeno refrescamento no sentido de despertar o dever e a responsabilidade com as obrigações fiscais”.
A formação foi promovida pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em parceria com a Administração Geral Tributária.
O INAPEM, tutelado pelo Ministério da Economia e Planeamento, é o órgão encarregue pelo acompanhamento, certificação e classificação das empresas, assim como presta serviços de formação e capacitação empresarial, bem como assistência técnica e consultoria às Micro, Pequenas e Médias Empresas.
O INAPEM na província do Cunene tem já registado 935 empresas certificadas e controladas. PEM/LHE/BA