Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Forças policiais atentas aos novos “Modus Operandi” dos garimpeiros

     Economia              
  • Huambo • Terça, 22 Outubro de 2024 | 09h59
Garimpeiros  explorando de ouro nas minas do Samboto na aldeia Tinguita da província do Huambo
Garimpeiros explorando de ouro nas minas do Samboto na aldeia Tinguita da província do Huambo
Pedro Parente

Chicala-Cholohanga – As forças policiais no município da Chicala-Cholohanga, província do Huambo, reforçam, nos últimos dias, o controlo e a fiscalização para contrapor as novas formas de actuação dos garimpeiros de ouro, soube a ANGOP, esta terça-feira.

A informação foi prestada pelo comandante da Polícia Nacional na Chicala-Cholohanga, superintendente Joaquim Gabriel da Cruz, ao referir que para desencorajar estes actos, está em curso, em colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a identificação e apreensão dos presumíveis financiadores destas actividades ilícitas.

Disse que nos últimos dias, tem sido notória uma redução dos grupos de garimpeiros que actuavam nas zonas da Tinguita, comuna do Samboto, assim como nas nas margens do rio Luaneno (Sambo) e em Catete (Mbave), resultante da intensificação do controlo e fiscalização, levado a cabo pelo efectivo da Polícia Nacional.

O superintendente Joaquim Gabriel da Cruz disse que a acção está a ser seguida, igualmente, da recolha dos equipamentos, como moto-bombas, enxadas, picaretas, pás e motorizadas utilizadas para o acesso ao garimpo, de modo a se desencorajar tais actos.

O oficial superior disse que a corporação vai continuar a trabalhar na prevenção e combate à criminalidade, bem como proteger a propriedade colectiva e individual das pessoas nos centros urbanos e nas comunidades rurais, com vista a manter a ordem e tranquilidade da população.

O município da Chicala-Cholohanga, a 42 quilómetros a Leste do centro da cidade do Huambo, foi fundado a 17 de Outubro de 1917, pelo capitão da guarda fronteira portuguesa, Figueiredo Fernandes.

A circunscrição conta estimadamente com 131 mil 224 habitantes (dados do Recenseamento Geral da População e Habitação - RGPH/2014), distribuídos pelas comunas do Mbave, Sambo, Samboto e Sede, cuja maioria faz da agricultura a principal fonte de rendimento.

Com uma extensão territorial de quatro 380 quilómetros quadrados, Chicala-Cholohanga é limitado a Oeste pelo município do Huambo, a Leste pelo município do Cachiungo, a Norte pelo Bailundo e a Sul pela província da Huíla.

Passou a ser designado por Chicala-Cholohanga após a Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, com origem no idioma local Umbundu, conforme o significado: “Chicala" (solo pedregoso) e "Cholohanga" (área habitada por muitas capotas). JSV/ALH

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+