Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FGC assina acordo de financiamento de crédito com BAI 

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 12 Outubro de 2024 | 02h26
Terminal polivalente do Porto do Lobito (carga geral e contentorizada)
Terminal polivalente do Porto do Lobito (carga geral e contentorizada)
Augusto Cordeiro

Luanda - O Fundo de Garantia de Crédito e o Banco Angolano de Investimento assinaram, esta sexta-feira, um acordo de financiamento do programa “Diversifica Mais” com o fim de facilitar o crescimento das grandes, médias e pequenas empresas nos sectores da actividade económica.  

O acordo foi rubricado pelo PCA do Fundo de Garantia de Crédito, Luzayadio Nsimba Simba, o PCA do BAI, Luís Lélis, e vai privilegiar maioritariamente empresas que operam no Corredor do Lobito.

Em entrevista à imprensa, o PCA do Fundo de Garantia de Crédito, Luzayadio Nsimba frisou que o programa é um instrumento financeiro colocado à disposição dos promotores para alavancar os projectos e a economia a nível do corredor do Lobito.

O “Diversifica Mais” é um projecto de Aceleração da Diversificação Económica e Criação de Emprego que tem como prioridade as províncias que integram o corredor do Lobito, dentre elas, Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

A cobertura máxima da Garantia Pública a ser prestada pelo FGC a favor das empresas, por cada financiamento será de cinco milhões de dólares, equivalente em kwanzas, e os créditos garantidos destinam-se à aquisição de mobiliário e equipamentos, incluindo a construção civil.

“Estamos a falar de um montante de 80 milhões de dólares. Vamos usar o mecanismo de alavancar a economia, o que quer dizer que os bancos poderão dar um financiamento de até 160 milhões de dólares, e o que nós queremos é garantir cerca de 375 projecto”, frisou

Segundo Luzayadio Simba, este acordo abrange todas as áreas com excepção a indústria petrolífera e toda a sociedade económica devidamente legalizado na AGT, INSS e certificada pelo INAPEM pode concorrer ao programa. O financiamento por projecto terá um prazo de operação de dez anos.

Já o PCA do BAI, Luis Lelis, afirmou que a parceria com o FGC sobre o programa “Diversifica Mais” é uma resposta directa às MPME (Médias, Pequenas e Micro Empresas), que enfrentam desafios significativos no acesso ao financiamento por falta de garantias.

"Com a adesão a esta iniciativa, o BAI pretende aumentar a disponibilidade de crédito e proporcionar condições mais favoráveis, como taxas de juros competitivas e prazos de pagamento flexíveis a este segmento fundamental para criação de emprego e para o desenvolvimento económico sustentável deste grande projecto do corredor do Lobito", explicou.

Luís Lélis disse estar satisfeito pelo facto de o BAI ser a segunda instituição a assinar o protocolo com o Fundo de Garantia de Crédito no âmbito do projecto “Diversifica Mais”, uma iniciativa que conta com o apoio do Governo de Angola e do Banco Mundial.  

"Este marco (que se segue ao acordo idêntico com o Banco de Fomento Angola - BFA) traduz o nosso compromisso contínuo com a inovação e a busca por soluções que promovam o desenvolvimento sustentável de Angola", resumiu o responsável.

SL/MDS 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+