Lubango - Pelo menos 98 por cento das 6.5 toneladas de batata rena e doce disponibilizadas até ao momento na 4ª edição da Feira da Batata, aberta quarta-feira, na cidade do Lubango, já foram comercializados.
A informação foi avançada sexta-feira pelo director em exercício do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Mário Cláudio, referindo que só nos primeiros dois dias da feira foram vendidas cinco toneladas do produto exposto.
Disse que muitos produtores ficaram de reforçar o produto e, por isso, espera-se que até domingo a comercialização chegue a quase 15 toneladas, numa feira que envolve 50 produtores de 10 municípios da província.
Detalhou que o saco de 10 quilogramas do produto está a ser vendido a cinco mil kwanzas e o de 25 quilogramas a 10 mil kwanzas.
Fez saber que actualmente os municípios da Matala, Humpata Caluquembe, Cuvango e Chibia, são os maiores produtores de batata na província da Huíla.
Referiu que a feira é uma oportunidade para os produtores escoarem os seus os pordutos, enquanto os consumidores têm mais facilidade no acesso aos alimentos.
A 4ª Feira da Batata, que decorre em simultâneo com a 11ª edição da feira do Natal, é uma oportunidade de promover a produção local e pôr à disposição do consumidor produtos provenientes directamente do produtor com preços acessíveis.
A mesma é promovida pela Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), em parceria com o governo local, através do gabinete provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla.