Saurimo – Cento e 10 expositores, entre agricultores individuais e organizados em cooperativas de camponeses, participam hoje, sábado, em Saurimo (Lunda Sul), numa feira agropecuária, uma das actividades que marcou o acto central dos 48 anos da Independência Nacional.
A feira, a decorrer em dois dias, tem como objectivo mostrar as potencialidades agrícolas da província e galvanizar os jovens a apostar na agricultura, numa realização do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado.
O primeiro dia do evento, que conta com a participação de expositores dos quatro municípios da Lunda Sul, ficou marcado com a exposição de produtos como a mandioca, feijão, milho, limão, banana-pão e de mesa, cebola, tomate, cenoura, pimento, beringela, couve, alface, entre outros.
Segundo o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Kelson Malomalo, a realização da feira constitui uma oportunidade para o estabelecimento da rede de comercialização, promoção e valorização dos produtos oriundos do campo.
Apelou aos feirantes a aproveitarem o momento para troca de experiência, no sentido de melhorar o quesito do plantio e diversificação da produção, bem como escoarem toda a produção, tendo em conta algumas dificuldades que se debatem na lavoura.
O acto central dos 48 anos da Independência Nacional decorreu em Saurimo, província da Lunda Sul, sob orientação do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida. JW/QCB