Caxito – Vinte e seis milhões 933 mil Kwanzas foi o volume de negócios realizados na quinta edição da Feira Agro-Dande que decorreu no mercado do Panguila, província do Bengo.
Durante três dias, os agricultores do município do Dande expuseram produtos como a banana, mandioca, batata-doce e rena, ginguba, limão, laranja, tomate, cebola, entre outros.
Estiveram expostos 30 toneladas de produtos diversos.
O certame congregou 40 expositores, dos quais 20 cooperativas agrícolas, duas de pesca, 12 feirantes de restauração e cinco instituições públicas.
No acto de encerramento, o administrador municipal do Dande, Domingos Lourenço, informou que, nos próximos 15 dias,- começarão a ser abertas no município as vias que dão acesso as áreas de produção.
Anunciou que a administração vai receber as terras aráveis aos proprietários sem capacidade para trabalhar e entrega-las a quem tem capacidade de produzir.
Prometeu entregar inputs e insumos agrícolas às igrejas sediadas no município para a criação de cooperativas agrícolas.
Para o responsável a feira serviu para acelerar o escoamento dos produtos do campo e evitar a perda do investimento feito pelos agricultores.
O evento serviu igualmente para promover o comércio de produtos agrícolas, pecuários, piscícolas e apícolas de produção nacional, disse.
A União Nacional dos Camponeses Angolanos (UNACA) no Dande pediu a reabilitação das vias de acesso para facilitar o escoamento da produção dos agricultores das comunas do município do Dande.
A feira Agro-Dande contou com mais de dois mil visitantes. CJ/IF