Malanje- A fábrica de batata frita Palanca, propriedade do grupo empresarial TEGMA SU lançou hoje, segunda-feira, nesta cidade, o projecto denominado “Somos Todos Batata Palanca”, visando a expansão da venda do produto.
O projecto que tem por finalidade a abertura de lojas de venda, vai gerar cerca de dois mil empregos directos e indirectos.
A cerimónia culminou com a inauguração de uma loja de venda da batata frita, cujo corte da fita coube ao vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, que na ocasião enalteceu a iniciativa da empresa, uma vez que vem participar da dinamização da economia e no aumento da renda das famílias.
O responsável parabenizou o grupo pela empregabilidade e oportunidades criadas, realçando que a abertura da loja significa que a empresa tende a crescer, pelo que, garantiu o apoio institucional do governo provincial.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Grupo TEGMA, António Duarte Gomes fez saber que actualmente a empresa produz uma tonelada/dia de batata frita e três toneladas/dia de batata natural congelada, cifras que poderão subir futuramente.
Enquanto isso, os jovens que ganharam o seu primeiro emprego, um total de 14, mostraram-se satisfeitos, uma vez que vão reduzir as necessidades básicas das famílias.
O Grupo TEGMA é detentor da fábrica de transformação de batata palanca localizada no município de Cacuso e outras empresas que actuam nos vários sectores da economia nacional, com destaque para a agro-indústria e actualmente emprega 218 trabalhadores. RM/NC/PBC