Conda – Dezoito escolas de campo do município da Conda, província do Cuanza Sul, beneficiaram, esta terça-feira, de 148 mil e 785 kwanzas cada, com vista a contribuir no fomento da agricultura, numa iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Trata-se da terceira fase do reforço financeiro das escolas de campo, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP).
Em declarações à imprensa, o administrador municipal da Conda, Adão da Silva Pereira, congratulou-se com o gesto da FAO, sublinhando que vai permitir potenciar as famílias agrícolas.
“Este reforço financeiro demonstra que o vosso trabalho está a decorrer de forma positiva, por isso devem continuar a trabalhar para o aumento da produção”, salientou.
Na ocasião, o responsável do projecto SAMAP na região, Luís Sambo, garantiu que a instituição vai continuar a apoiar as escolas de campo a nível da circunscrição.
Por esta razão, apelou à boa gestão do financiamento, de modo a se atingir os objectivos preconizados, em benefício das populações.
Por seu turno, os camponeses beneficiários agradeceram o apoio da FAO, sublinhando que os valores monetários vão suprir algumas necessidades básicas, permitindo a compra de catanas, enxadas, sementes, adubos, entre outros materiais, para alavancar o sector agrícola.
O município da Conta controla 88 escolas de campo, sendo que 42 já beneficiam de financiamento da FAO.
Lançado em 2018, o projecto SAMAP tem como objectivo o aumento da produção e comercialização dos produtos resultantes da agricultura familiar, fundamentalmente as culturas como milho, feijão, batata rena, cenoura, tomate e repolho.
O projecto, implementado no Cuanza Sul e na Huíla, abrange 33.544 mil famílias agrícolas com reforço de competências em escolas de campo.
Conta com um financiamento de 28 milhões e 800 mil dólares americanos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e USD oito milhões e 200 do Governo de Angola.SN/MCN