Chongoroi - O pouco investimento a nível do comércio e indústria, na vila do Chongoroi, provincia de Benguela, deve-se ao fornecimento de energia eléctrica a partir de fontes térmicas, soube a ANGOP, esta sexta-feira.
Segundo o director municipal de Energia e Águas, Arnaldo Tiago Tanga, os investidores que prospectam o município acabam por recuar por causa dos gastos com a energia térmica (combustível), para empreender os seus negócios.
Informou que o consumo actual é de 446 kilowhatts, forcecidos por um grupo composto por dois geradores, com capacidade de aproximadamente 750 kaveares, apesar de existirem mais dois que se encontram avariados.
"Esta energia beneficia apenas a zona urbana, com 556 ligações domiciliares. A iluminação pública tem um consumo de cinco por cento", esclareceu.
Arnaldo Tanga explicou ainda que um dos geradores abastece o bairro "Deolinda Rodrigues", onde se encontra a Administração local, instituições públicas e privadas, assim como lojas, funcionando das 8:00 às 15:30. Tem uma paragem para limpeza e abastecimento e volta a trabalhar das 18:00 às zero horas.
O outro, que abastece os arredores da vila, funciona apenas das 18h00 às zero horas.
Questionado sobre o consumo de combustível, falou em 630 litros diários.
O director defende a reestruturação total da rede pública (postes e linhas de transporte), instalados em 2003.
De acordo com aquele responsável, esta situação tem um impacto "bastante negativo" na vida das populações, devido à falta de serviços básicos e, principalmente, à dificuldade de conservação de produtos perecíveis.
"As pessoas não podem conservar carne e peixe nas arcas por muito tempo", afirmou.
Contou ainda que não existe uma padaria no município.
Quem quiser comprar pão, segundo ele, tem de se deslocar à cidade de Benguela, a 151 quilómetros de distância, ou ao município do Cubal, aproximadamente 150 km.
A Polícia Nacional não pode fazer o seu trabalho de patrulhamento nocturno a cem por cento, nalguns bairros, devido à escuridão, dando espaço à criminalidade.
Para alteração do actual quadro, afirmou que a Administração local já submeteu um projecto para a construção de uma estação fotovoltacia para superar as dificuldades energéticas do município.
"Estamos expectantes com a promessa do governador Luís Nunes em resolver o problema, embora não tenha avançado prazos", revelou.
O município do Chongoroi tem uma extensão geográfica de seis mil, 151 quilómetros quadrados e uma população estimada em 144 mil habitantes, segundo dados actualizados da Administração local.TC/CRB