Menongue - O secretário de Estado das Florestas, André de Jesus Moda, encorajou esta quarta-feira, no Cuando Cubango, a continuidade e empenho na produção de mudas para regeneração e plantação de árvores de espécie Mussivi, para dar cobro aos altos níveis de exploração de que foi alvo nos últimos anos e contribuir para a conservação da biodiversidade.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita realizada na comuna do Missombo, local onde são plantadas e armazenadas as mudas da referida planta, André Moda lembrou que o Mussivi é a espécie que tem maior procura no mercado da madeira, dado o seu valor, preciosidade e qualidade, quer pelo volume e resistência como pela sua raridade a nível mundial.
Para o secretário, a produção de mudas é uma experiência única, pelo que o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) ao ver como está a ser explorada a espécie Mussivi na província começou a realizar um trabalho de domesticação e multiplicação artificial.
Por formas a ter maior abrangência, André de Jesus Moda solicitou o apoio dos administradores municipais em disponibilizar espaços para se começar a produzir e fazer as plantações artificiais da espécie, para não perde-la e continuar a ser a marca de Angola no mercado internacional.
O secretário avançou ter constatado a existência da apreensão de madeira e a presença de garimpeiros que, em colaboração com algumas populações, insistem em cortar a madeira de forma ilícita, embora em escala reduzida, em comparação com a exploração que era feita há dois ou três anos.
Esta redução, reconheceu, deveu-se às repetidas campanhas de sensibilização destinadas à população, autoridades administrativas e tradicionais, bem como aos próprios empresários do ramo de exploração de madeira.
Já o chefe de Departamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Cuando Cubango, Domingos Ndedica, informou que na campanha florestal do ano económico 2020 foram apreendidos 186,26 metros cúbicos de madeira, revertida a favor do Estado e será leiloada quando as condições para o efeito estiverem reunidas.
Mussivi, com um ciclo vegetativo muito longo que varia entre os 60 a 70 anos, para atingir a fase adulta, a mítica árvore apresenta, nas florestas do Cuando Cubango, uma dispersão descontínua e pode atingir os 20 metros de altura.
O fruto que produz a árvore Mussivi é rico em proteínas e do seu caroço pode-se extrair o óleo que pode ser usado para a alimentação, assim como para fins medicinais.
No quadro da sua visita de trabalho, André Moda manteve um encontro de auscultação com os madeireiros locais.