Dundo – Os empresários romenos estão interessados em investir na província da Lunda Norte, nos sectores da agricultura, mineração, energia, construção e metalurgia.
O interesse foi confirmado nesta sexta-feira, no Dundo, pelo embaixador da Roménia, acreditado em Angola, Florim Tudorie, que está na província da Lunda Norte para trabalhar com o governo local para o início de uma cooperação.
Conforme o diplomata, a província da Lunda Norte tem um “grande” potencial económico que precisa ser bem explorado, para o alargamento da base tributária e enquadramento de jovens no mercado de trabalho, sobretudo nos sectores agrícola e mineiro.
No sector agrícola, os empresários romenos pretendem criar um centro de pesquisa e produção de sementes.
É igualmente intenção dos empresários, a criação de uma indústria metalúrgica, para apoiar o sector da construção civil e da energia eléctrica.
Durante a sua estadia de três na Lunda Norte, o embaixador tem agendadas visitas ao projecto mineiro do Chitotolo, as obras de reabilitação e ampliação da barragem do Luachimo, ao Museu do Dundo e ao campo de refugiados do Lóvua, para além de encontros com as autoridades locais.