BNA incentiva empresários a apostarem na produção agrícola

     Economia              
  • Cuando Cubango • Sexta, 14 Junho de 2024 | 17h05

Menongue – O director do Gabinete de Acompanhamento de Crédito do Banco Nacional de Angola (BNA), Veloso Pedro, incentivou  hoje, sexta-feira, no Cuando Cubango, os empresários a formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, visando a garantir a segurança alimentar.

O gestor lançou este desafio na abertura do seminário de capacitação dirigido aos agentes económicos locais, sob o tema “Estratégias Integradas para o Crescimento dos Sectores Habitacional e Produtivo em 2024", promovido pelo BNA.

Para o efeito, sinalizou que o crescimento do sector agrícola poderá concorrer para facilitação da operacionalização do encargo principal do BNA, que consiste em garantir a estabilidade de preços na economia.

De acordo com o responsável, esta decisão visa garantir que os bancos continuem a conceder mais créditos e em condições mais atractivas aos agentes económicos, sendo assim imperioso a necessidade dos empresários reforçarem iniciativas e parcerias que visam o crescimento do sector produtivo.

Segundo indicou, é imprescindível reconhecer que o impulso do sector agrícola passa pela potenciação de crédito à economia, que deve facilitar, aos agricultores, o acesso aos recursos excedentárias depositados nos bancos comerciais, para modernizar a sua actividade e aumentar a produtividade e a competitividade.

Veloso Pedro assegurou que o BNA está a trabalhar com as instituições do Estado, para que sejam ultrapassados os constrangimentos na concessão de crédito à habitação junto dos bancos comerciais.

Na ocasião, director Regional Sul do BNA, Miguel Sumbo, explicou que o seminário enquadra-se no âmbito do acompanhamento e monitorização do crédito concedido ao sector real da economia, na expectativa de promover um ambiente de troca de ideias inovadoras e práticas que aperfeiçoam o acesso ao crédito e o ambiente de negócios no país.

Recordou que uma das atribuições do BNA é de desenvolver estratégias que asseguram o acompanhamento e monitoramento da concepção de crédito, independentemente da sua natureza e finalidade.

Fruto desta actuação do BNA, sublinhou, no primeiro trimestre do ano em curso o montante de crédito ao sector real da economia, ao abrigo do aviso nº 10/2022 da carteira de crédito ao sector produtivo, foi de 862 processos.

Teve, ainda, através dos processos referenciados, um montante de crédito habitação, no sector bancário, ao abrigo do aviso nº 9/2023, de 69.98 mil milhões de kwanzas, no total de 1748 operações.

O Banco Nacional de Angola realizou actividades do género nas províncias de Uíge e de Malanje, sendo a próxima, e para breve, a de Benguela. LMZ/ALK/FF/PLB

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+