Luanda - O Conselho de Ministros da Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO) analisou, este domingo, em Luanda, a parceria a ser estabelecida com o Afreximbank, instituição financeira envolvida na criação de um banco de energia para África.
Trata-se da 42ª Reunião Extraordinária deste Conselho de Ministros, que se realizou em vésperas da abertura do VIII Congresso e Exposição de Petróleo de África (CAPE), a decorrer de 16 a 19 deste mês de Maio, em Luanda.
Sob orientação do presidente do Conselho de Ministros da APPO, Diamantino Azevedo, o encontro teve como agenda principal a captação de fundos para a Africa Energy Investiment Corporation (AEICORP), bem como perspectivar a sua operacionalidade, no quadro da parceria que se pretende estabelecer com o Afreximbank.
A AEICORP é uma instituição financeira de desenvolvimento criada pela Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO).
Na 39ª sessão do Conselho de Ministros da APPO realizada em Niamei, no Níger, em Novembro de 2020, foi orientado ao ministro dos Petróleos e Recursos Minerais da República Arábia do Egipto para facilitar a assinatura de um Acordo Quadro de Cooperação entre a AEICORP e o Afreximbank.
Este acordo, segundo Diamantino Azevedo, concedeu atribuições ao Afriximbank no sentido de contribuir para aumentar o capital da AEICORP na ordem de um bilião de dólares norte-americanos e fornecer consultoria financeira.
Nesta senda, a 8 de Abril deste ano, realizou-se uma sessão de trabalho entre o secretário-geral da APPO, Omar Ibrahim, e o director-geral da AEICORP, Matthieu Milandri, que analisou as actividades da organização e o insucesso da campanha de arrecadação do capital inicial para a AEICORP.
Devido a fraca adesão de subscrições para o capital inicial da AEICORP, por parte dos países membros, e, tendo em atenção a necessidade de se atingir os objectivos pelos quais foi criada, o presidente do Conselho de Ministros orientou o secretário -geral da APPO e o director-geral da AEICORP para negociarem com o Afreximbank, visto ter um projecto semelhante ao da corporação.
Os resultados e as recomendações das negociações feitas foram apresentados nesta sessão extraordinária.
Participam na sessão extraordinária, os ministros dos 14 países membros da APPO, que já estão em Angola para o VIII Congresso e Exposição do Petróleo Africano.
O evento vai decorrer de 16 a 19 de Maio e contará com uma conferência estratégica de alto nível, durante três dias, exposição comercial B2B, visitas técnicas e turísticas.
O Congresso e Exposição do Petróleo Africano (CAPE), considerado o maior e mais influente evento de petróleo e gás em África, vai decorrer sob o lema " Desafios e Oportunidades na Indústria Africana de Energia, Petróleo e Gás".
O VII Congresso da organização decorreu, em Abuja, Nigéria, em 2016, um evento que atraiu 47 palestrantes de cinco continentes, 470 participantes de 37 países e 55 expositores, além dos patrocinadores.