Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ecoturismo uma realidade no Caraculo, Namibe

     Economia              
  • Namibe • Quarta, 22 Janeiro de 2025 | 17h25
Camelos oriundos dos Emirados Árabes Unidos
Camelos oriundos dos Emirados Árabes Unidos
Valentim Rodrigues-ANGOP

Moçâmedes - A implementação do projecto de ecoturismo na província do Namibe, desde 2024, é hoje uma realidade, após seis meses da introdução na zona do Fundão, localidade do Caraculo, de 101 camelos provenientes dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Por Anabela Fritz, jornalistas da ANGOP
Os camelos adaptaram-se facilmente ao clima desértico do Namibe e o seu número tem estado a aumentar, registando-se nesta altura 127 animais, o que vai ajudar no fomento do ecoturismo na região, além da promoção e do desenvolvimento agrícola, bem como da produção de carne e leite.

Segundo Francisco Felgueira, responsável pela estação zootécnica do Fundão, no Caraculo, localidade que dista a 60 quilómetros da sede capital da província, Moçâmedes, o projecto vai contribuir, também, para impulsionar a indústria turística e diversificar a economia no Namibe e no país, de uma forma geral.

A iniciativa surgiu no quadro da parceria público-privada entre o Governo Provincial do Namibe e as autoridades dos Emirados Árabes Unidos, que, além da criação de camelos, tem a produção de tâmaras e frutos associados ao clima local, para a atraccão e o fomento turístico desta região desértica.

No local foram construídos furos de água, com sistema de captação de bomba submersível e tanques com sistema de gravidade com capacidade para mais de 20 mil litros de água.

Procedeu-se também, de forma experimental, à plantação de sorgo e capim forrageiro para a alimentação dos animais, com o apoio do Instituto de Investigação Agrícola.

Emprego

O projecto gerou mais de 20 empregos para jovens, sobretudo da comunidade, cuja adaptação ao trabalho é cada vez melhor, de acordo com José Mbuale, um dos beneficiários.

Benefícios

O camelo tem uma carne e leite ricos em nutrientes para o consumo humano.

A implementação do projecto de criação deste tipo de animal no Namibe trará benefícios ao desenvolvimento da economia, com a aposta no turismo e na diversificação da produção agropecuária.

Chegada dos animais

O primeiro lote de 101 camelos, entre os quais quatro machos, chegou a esta província a 13 de Junho de 2024, constituindo mais um “produto” turístico para a região.

Vantagens

A introdução de camelos no deserto pode oferecer várias vantagens, dada a sua adaptação natural a ambientes áridos e o seu uso para o transporte eficiente de pessoas e mercadorias em terrenos desérticos como os da zona do Caraculo e do Parque do Iona.

Têm capacidade de percorrer grandes distâncias sem necessidade de água ou alimentos e adaptam-se facilmente ao calor.

No período da seca, um fenómeno característico da província, sobretudo nos municípios do Virei, Camucuio e Bibala, esses animais são capazes de sobreviver e fornecer de forma normal o leite.

De referir que o Namibe acolhe, quinta-feira, a ​III Sessão Ordinária da Comiss​ão Multissectorial para Salvaguarda do Patrim​ónio Cultural Mundial, a ser orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que se encontra desde hoje na província. FA/VC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+