Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ENDIAMA quer expansão da cadeia de valores dos diamantes

     Economia              
  • Lunda Norte • Sábado, 02 Setembro de 2023 | 01h07
PCA da ENDIAMA, José Ganga Júnior
PCA da ENDIAMA, José Ganga Júnior
Helder Dias-ANGOP

Dundo - O presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P., Ganga Júnior, apelou sexta-feira, as empresas de exploração de diamantes a apostarem na expansão da cadeia de valores do mineral estratégico, visando o aumento dos níveis de facturação.

Discursando no encerramento do encontro de balanço semestral da produção de diamantes, Ganga Júnior recomendou as empresas a se estruturarem,  para em curto, médio e longo prazo,  apostarem em fábricas de lapidação e na indústria joalheira. 

Revelou que em 2022, os produtores de diamantes facturaram 16 mil milhões de dólares norte-americanos (USD, os lapidadores USD 21 mil milhões e o negócio de joias com a pedra preciosa rendeu USD 74 mil milhões. 

Acrescentou que os números mostram que as empresas angolanas precisam começar a pensar na expansão da cadeia de valores, para começarem , de forma gradual , a lapidar os seus próprios diamantes e produzirem joias. 

O responsável recomendou também as empresas a reestruturarem os seus programas de investigação geológica-mineira, com vista a obterem melhores resultados , no que a descoberta de novas reservas de diamantes diz respeito, com vista o aumento do volume de produção. 

Disse que as empresas devem igualmente, ter uma estratégia de exploração de diamantes das classes que dificilmente são afectadas pela baixa de preços do mineral no mercado, como é o exemplo da mina do Lulo.

Impostos e Segurança Social 

Ganga Júnior, apelou algumas empresas que furtam-se em pagar os impostos e à Segurança Social dos trabalhadores a resolverem , sob pena de serem responsabilizados. 

“Quero aqui chamar atenção do cuidado que devemos ter com relação a contingência fiscal que é extremamente importante , porque a nossa prática já está a apontar para que eu pessoalmente passe uma boa parte do meu tempo na AGT para salvar algumas empresas por incumprimento “, frisou.

Associação e energia 

Defendeu a criação de uma associação dos produtores indústrias para o reforço das discussões dos problemas comuns do sector e a busca de soluções e/ou estratégias de resolução. 

Incentivou as empresas que operam nos municípios do Cambulo e Lucapa a criarem pareceria com o Governo, financiando a construção da rede de transporte de energia produzida na barragem hidroelétrica do Luachimo, com 34 megawatts, com vista a beneficiarem do produto e reduzirem os custos com os combustíveis. 

“Nós podemos financiar a construção de uma rede de distribuição e em contrapartida, numa negociação com o Governo, termos a energia mais barata e com vantagens económicas. 

Defendeu também a criação de uma central logística e de compra , para que as empresas poupem recursos na aquisição de diversos produtos comestíveis e não só . 

Durante três dias, as empresas diamantíferas  fizeram o balanço de produção dos últimos cinco anos, da situação operacional do primeiro semestre deste ano, bem como fazer análise económica e financeira. 

Fizeram parte da agenda, a gestão dos recursos humanos , programas de responsabilidade social e constragimentos das empresas. HD 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+