Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Dez cooperativas beneficiam de financiamento do BDA

     Economia              
  • Cunene • Quinta, 22 Abril de 2021 | 11h29
Orlando Kamati, Director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado do Cunene
Orlando Kamati, Director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado do Cunene
Jose Cachiva

Ondjiva - Dez, das 18 cooperativas da província do Cunene, inscritas no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), beneficiaram nos últimos quatro meses do financiamento do Banco de Desenvolvimento Angola.

Do valor global de 265 milhões de Kwanzas aprovados para as 18 cooperativas agro-pecuárias, o BDA desembolsou já 135 milhões de kwanzas.

A acção visa potenciar as cooperativas a produzir, cada vez mais, de modo a reduzir às importações, aumentar a empregabilidade e gerar a renda familiar.

Em declaração nesta quarta-feira à Angop, o director do gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Cunene, Orlando Kamati, disse que o valor limite do financiamento é de 50 milhões de Kwanzas para cada cooperativa, com uma taxa de juro de 7.5 por cento.

Disse que em relação as oito cooperativas em falta decorre o processo de tramitação com o BDA, enfatizando que as mesmas já receberam o contrato de mútuo acordo.

No domínio do programa ao Crédito, Orlando Kamati realçou que das 236 empresas que apresentaram candidaturas, apenas 10 beneficiam do financiamento de um total de mil milhões, 60 milhões e 150 mil kwanzas.

Do pacote das empresas financiadas, oito estão ligadas ao comércio e distribuição, duas à produção agrícola, uma à indústria transformadora e outra à pecuária.

Esclareceu que foram no total 12 projectos aprovados, no valor global de um mil milhões, 182 milhões, 546 mil e 500 kwanzas, sendo duas que aguardam pelo financiamento.

Orlando Kamati explicou que os obstáculos em termo de legalização e de organização das empresas tem inviabilizado o sistema de financiamento ao PRODESI.

Sublinhou que organização interna constitui um dos requisitos de avaliação exigido pelo BDA, cujo  processo  obedece várias fases como a triagem do projecto, dossier de crédito, negociação com a banca,  desembolso e acompanhamento da implementação do crédito.

IMPACTO

Sobre o impacto do financiamento do PRODESI, realçou o incremento das vendas em mais de 775 milhões, 431 mil e 374 kwanzas, assim como a criação de 165 novos postos de trabalho.

Acrescentou que antes do financiamento estas empresas tinham o volume de vendas de 894 milhões, 915 mil e 600 kwanzas, passando actualmente a um mil milhão, 670 milhões, 346 mil e 974 kwanzas.

Portal de Divulgação Nacional

No âmbito Portal da Produção Nacional, a província cadastrou desde 2020 a presente data,  809 produtores na plataforma que divulga a produção local, a sua localização e possibilidade de obtenção de financiamentos.

Dos municípios com maior número de produtores inscritos destacam-se o Cuanhama com (262), Cahama (241), Ombadja (101), Curoca (90), Namacunde (76) e Cuvelai (39).

Em termo de transportadores e agentes de distribuição estão cadastrados 129 nos seis municípios, na qual o milho, massango, massambala, gado bovino e caprino, aves, hortícolas, feijão e frutas constituem os principais produtos registados.

O PRODESI é um programa de iniciativa do Executivo angolano para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produtos com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+