Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Dados estatísticos ajudam na governação corporativa

     Economia              
  • Cunene • Domingo, 20 Outubro de 2024 | 21h36
Coordenador do grupo técnico do CENSO no Cunene, José Jacinto
Coordenador do grupo técnico do CENSO no Cunene, José Jacinto
Luísa Henriques-ANGOP

Ondjiva - O chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Estatística (SPINE) no Cunene, José Jacinto, explicou, hoje, que as estatísticas oficiais constituem elementos fundamentais para o Governo implementar os seus programas sócio-economicos em benefício da população.

Em declaração à ANGOP, a propósito do Dia Mundial das Estatísticas (20 de Outubro), o responsável disse ser com base nestes estudos que o governo possa executar os seus programas de forma coerente e com um grau elevado de eficácia, sendo um instrumento vital para o desenvolvimento económico e social das comunidades.

José Jacinto esclareceu que, segundo as regras do Fundo das Nações Unidas da População,p é importante que todo governo conheça o número de pessoas que está a governar, para poder resolver os problemas sociais que afectam a população.

Por esta razão, sustentou, os Estados são obrigados a realizar, em cada 10 anos, o Recenseamento Geral da Habitação e População, para buscar indicadores sociais, com o propósito de saber quantos são, onde estão e como vive a sua população.

Outrossim, realçou ser com base nas estatísticas oficiais que as organizações não governamentais e parceiros apegam-se aos dados fiáveis do Instituto Nacional de Estatística (INE), como  órgão oficial do Estado angolano, para elaborar os seus projectos.

O Dia Mundial de Estatística foi instituído pela Assembleia Geral da ONU, celebrado-se, pela primeira vez, em 2010, por mais de 130 Estados Membros e por cerca de 40 organizações e entidades internacionais.  

A data visa reconhecer a importância e o contributo da estatística, com vista a fortalecer a importância dos estudos estatísticos para o conhecimento e desenvolvimento da sociedade. 

FI/LHE/MDS 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+