Desenvolvimento acelerado Angola/Zâmbia depende de vias de comunicação 

     Economia              
  • Moxico • Quinta, 27 Junho de 2024 | 14h55
Presidente de camara de comercio, Agrione manuel
Presidente de camara de comercio, Agrione manuel
Isalvina Upite - ANGOP

Luena - O presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Moxico, Agrione Manuel, considerou hoje (quinta-feira), no Luena, que o desenvolvimento das províncias do Moxico e Ocidental e Noroeste depende da construção de estradas e a concretização do ramal ferroviário do Luacano para a Zâmbia. 

Ao discursar na cerimônia de abertura do Primeiro Fórum de Negócios Angola/Zâmbia, Agrione Manuel considerou que o desenvolvimento dessas províncias será alcançado com rapidez se prestar mais atenção em infraestruturas econômicas, estradas e a construção do ramal ferroviário do município do Luacano à parte zambiana.

Noutra parte da sua alocução, o empresário   foi peremptório em afirmar que o sector empresarial é a força motriz do futuro, daí que os governos devem criar bases para que os empreendedores implementem os seus projectos de forma sustentável. 

Agrione Manuel recordou que nesse momento de crise global é indispensável aumentar a capacidade empresarial e incentiva-los a criar capacidade de desenvolvimento dos governos dessas províncias. 

O responsável espera que esses assuntos sejam abordados durante o Primeiro Fórum de Negócios Angola/Zâmbia, por serem cruciais e momento propício de partilha de ideias empresariais, explorar novas áreas de cooperação e construir relações que vão além de negócios.

Essa edição inaugural do Fórum de Negócios Angola-Zâmbia está alinhada aos compromissos de reforço das relações  entre o Governo Provincial do Moxico e as províncias fronteiriças da Zâmbia, refletindo a forte parceria que se desenvolveu ao longo dos últimos anos.

Sessões de networking e apresentação de oportunidades de investimento, discussão sobre o desenvolvimento económico, infraestrutura e cooperação bilateral e uma feira de negócios são actividades que vão nortear o certame que se quer de periodicidade anual.

Acompanhado pelos governadores das duas províncias, Ernesto Muangala (Moxico/Zâmbia) e Kapelwa Mbangueta (Ocidental), o Primeiro Fórum terminará no dia 29, com visitas a projectos e assinatura de cartas de intenção, além de uma conferência de imprensa. YD

 

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+