Luena – A educação financeira iniciada em tenra idade contribui na criação de uma sociedade economicamente sustentável, desperta o espírito de empreendedorismo e diversificação da economia afirmou, esta segunda-feira, no Luena, o delegado das Finanças no Moxico, António Manuel.
Ao discursar no seminário sobre educação financeira, enquadrado na Semana Mundial do Dinheiro, que decorre 21 a 27 desse meses, disse ser “imperioso” que se eduque a juventude naquilo que são as matérias ligadas à banca e às finanças, por formas a despertar-se o espírito empreendedor e almejar a diversificação da economia.
António Mnauel disse, durante na abertura desse seminário organizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), ser importante que as crianças saibam gerir as suas finanças desde cedo e tomarem boas decisões financeiras ao longo da sua vida, tornarem autosustentáveis e aumentando bens e serviços.
No seminário com a duração de três dias, os participantes, de todos os segmentos da sociedade, vão abordar noções básicas de cálculos financeiros, importância da gestão de finanças pessoais, ética profissional no sector bancário, o negócio bancário.
Consta na agenda deveres gerais na comercialização dos produtos e serviços financeiros, relevância da educação financeira para o fomento do empreendedorismo, noções gerais de gestão bancária, atendimento ao cliente no sector bancário, entre outros.
Em alusão à Semana Mundial do Dinheiro, o BNA está a promover em todo território nacional, em articulação com a Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico e a Rede Internacional de Educação Financeira, a campanha sob lema “construa o seu futuro, seja hábil com o seu dinheiro”.
Trata-se de uma campanha anual de consciencialização sobre o dinheiro criada para inspirar crianças e jovens de um ambiente propício ao amadurecimento do empreendedorismo.
No Moxico, o evento vai culminar com duas campanhas de aberturas de contas bancárias, de 24 a 25 do corrente mês.