Cuvango - A administração municipal do Cuvango, na província da Huíla, inscreveu nos seus programas a aquisição de equipamentos de pesca, que já estão a serem entregues a cooperativas, para fomentar a actividade nos seus dois rios, o Cubango e o Cutato, de modos a melhorar a dieta das famílias e o rendimento da classe de pescadores.
O desafio foi lançado hoje, sexta-feira, pelo administrador local, Luís Marcelo, durante um encontro com os líderes de cooperativas de pesca continental, onde afirmou que o projecto abrange seis grémios do município, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Os beneficiários, conforme o administrador, vão começar a receber equipamentos e instrumentos de trabalho, como canoas, redes, anzóis, agulhas, coletes salva-vidas, botas, capas de chuva e caixas para a conservação do pescado, já no início do ano que vem.
“Apostamos, porque estes meios vão facilitar a actividade dos pescadores, com vista a obter uma produção de peixe nos rios e lagoas em grande escala e tornar o município do Cuvango num importante actor do abastecimento de pescado a zona Leste da província” frisou o administrador.
O desafio de investir no projecto na pesca continental, conforme o responsável, visa, igualmente, garantir mais receitas para o Orçamento Geral do Estado (OGE), bem como tornar a aquicultura numa importante fonte de subsistência.
Situado a 356 quilómetros a Leste do Lubango, o Cuvango, com 103 mil 262 habitantes, é banhado por dois rios, o Cubango que nasce no Planalto Central (Huambo), com uma extensão de 290 quilómetros e o Cutato, que também parte do Centro de Angola e corre num curso de 198 quilómetros.
Na Huíla a pesca continental é feita em sete municípios, designadamente Matala, Humpata, Quipungo, Chicomba, Jamba, Caluquembe e Cuvango, onde há uma média de captura de 16,6 toneladas por trimestre. MS