Inscrições para feira agropecuária do Cunene decorrem até 5 de Julho

     Economia              
  • Cunene • Domingo, 23 Junho de 2024 | 04h28
Abertura da Expo Cunene 2023
Abertura da Expo Cunene 2023
José Cachiva-ANGOP

Ondjiva – As inscrições para a 17ª edição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do Cunene, iniciadas a 14 deste mês, terminam a 5 de Julho próximo, para permitir que as empresas nacionais e estrangeiras interessadas possam inscrever-se ao evento.

O certame, com início agendado para o dia 10 de Julho, vai privilegiar a exposição de produtos agropecuários e rochas ornamentais, para demonstrar o potencial da região Sul de Angola, segundo o director do gabinete para o Desenvolvimento Económico e Integrado do Cunene, Felisberto Hisimongula.

Em declarações à ANGOP, a fonte avançou que a presente edição prevê contar com a participação de expositores provenientes das províncias vizinhas do Cunene, como Huíla, Namibe e Benguela, bem como a Namíbia, em função da proximidade geográfica.

Por isso, o director apelou a participação massiva da classe empresarial nacional e internacional à feira, que se enquadra na celebração dos 54 anos dessa província, a serem assinalados a 10 de Julho.

Lembrou que Cunene beneficiou de projectos estruturantes, como o canal do Cafu, as barragens do Nduê e Calucuve, que estão a dinamizar a actividade agropecuária, daí a necessidade da participação de empresas deste ramo, para mostrar os reais benefícios destes investimentos feitos pelo Governo angolano.

Sem adiantar o número de empresas já inscritas, Felisberto Hisimongula referiu que, dos contactos realizados, grande parte demonstraram a disponibilidade de participar, facto que permitiu reservar mais de 50 por cento dos stands.

A par do agronegócio, disse também esperar a participação das instituições públicas e privadas, assim como os sectores da construção civil, consultoria, banca, publicidade e marketing, bebidas, prestação de serviços e moda.

Lembrou que a feira serve de oportunidades para os empresários mostrarem os seus produtos ou serviços e afirmarem-se cada vez mais no mercado nacional, para além do intercâmbio comercial entre os operadores de negócio.

Assegurou que os preparativos para o evento decorrem ao ritmo acelerado, estando na fase de acomodação para os expositores e visitantes, com a construção do espaço de exposição que prevê a instalação de 40 stands definitivos e outros espaços para montagem de tendas.

Adicionalmente, encontra-se, igualmente, a construção de 100 barracas para feirantes de refeições, instalação de postos de corrente eléctrica, abastecimento de água e estruturas sanitárias, de modo que os expositores e visitantes sintam-se confortáveis.

A exposição vai decorrer, pela primeira vez, na localidade de Omufitu Unene.

Cunene comemora a 10 de Julho o seu 54º aniversário, desde que ascendeu a categoria de província, fruto da sua desanexação do então distrito da Huíla, em 1970, fundada pelo general Pereira N’dença.

A divisão político-administrativa da província do Cunene compreende 273 aldeias, 20 comunas e seis municípios: Cuanhama, Cahama, Cuvelai, Curoca, Ombadja e Namakunde. FI/LHE/QCB





+