Cuanza-Norte recebe meios informáticos para Censo

     Economia              
  • Cuanza Norte • Segunda, 16 Setembro de 2024 | 21h46
Cuanza-Norte recebe material técnico para o censo
Cuanza-Norte recebe material técnico para o censo
Isabel Canhanga-ANGOP

Ndalatando - A província do Cuanza-Norte tem todas as condições criadas para a realização do Censo Geral da População e Habitação, com a recepção, nesta segunda-feira, dos meios informáticos.

O facto foi anunciado pelo coordenador provincial da Comissão Multisectorial do Censo, Jão Diogo Gaspar, no momento da recepção dos 1475 tablets, para a fase de recolha  de dados.

Para a realização do Censo, a provincia recebeu também dez viaturas novas da marca Land Cruiser, que se vão juntar a outras utilizadas em 2014, totalizando 31 viaturas, uma para cada comuna.

A provincia recebeu ainda mochilas, bonés  e t-shirts.

Segundo João Diogo Gaspar, os dez municípios da província e a sociedade civil estão todos preparados para responder positivamente ao processo, tanto do ponto de vista da sensibilização, como logístico.

Antes da recepção do material, o responsável orientou uma reunião de concertação da Comissão Provincial Multisectorial do Censo, que analisou o nível de preparação dos municípios.

Afirmou que as coordenações municipais tem capacidade e condições para poderem responder com as espectativas do Censo 2024.

De acordo com João Diogo Gaspar, a sociedade civil e as autoridades tradicionais também estão preparadas para receber os recenseadores e os tratar da melhor forma.

Agradeceu o empenho e a dedicação da igreja neste acto que visa responder o grande desafio de "criar um novo horizonte para Angola".

O também governador provincial pediu aos coordenadores municipais e aos agentes e censitários maior cuidado com os meios que poderão ser usados para outros estudos.

Por outro lado, o  coordenador provincial do Censo, Alberto Gonga, informou que o processo vai contar com o apoio das Forças Armadas Angolanas e da Força Aérea que vão apoiar os recenseadores como meios de transporte para as áreas de difícil acesso.

O coordenador do Grupo Técnico Provincial do Censo, Alberto Gonga informou que estão mobilizados na província do Cuanza Norte, 1.475 técnicos para participar no processo censitário, dos quais 1.167 agentes de campo (recenseadores) e 308 supervisores.

Na província, foram capacitados os assistentes técnicos provinciais, locais e comunais, assim como os operadores informáticos comunais.

O responsável informou que a província do Cuanza Norte, em função da actualização da sua malha cartográfica, vai contar com 1.388 secções censitárias correspondentes ao mesmo número de recenseadores e prevê confirmar 586 mil 426 habitantes, dos quais 295.700 mulheres e 290.726 homens. IMA/YD





+