Ndalatando – Cento e noventa jovens terminaram, nessa quinta-feira, a formação profissional em artes e ofícios no quadro do Programa Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), promovido pelo Governo Central.
Os jovens formaram-se em Montagem e reparação de computadores, Montagem e manutenção de parabólica, Administração de redes, Corte e costura, Empregados de mesa e similares, Pastelaria, Cabeleireiro e Discotecário (DJ).
O curso, ministrado pelo Instituto de Formação Profissional (Inefop), em três turnos, durou 33 dias, e visa a promoção do auto emprego.
A programa tem como público alvo cidadãos nacionais dos 18 aos 40 anos de idade e será implementado ate 2023.
Na província do Cuanza Norte, o programa PAPE começou a ser implementado em 2020 e já permitiu a formação de mais 176 jovens.
Além da formação profissional, o projecto PAPE inclui a distribuição de Kits profissionais, para o auto- emprego.
Conceição de Lemos, um dos formados na área de Montagem e reparação de computadores, enalteceu o Governo pela implementação do PAPE, para garantir a formação profissional dos jovens e ocupação de tempo livre.
Considerou que com esta formação está capacitado para o mercado de trabalho ou abrir uma oficina e ajudar também outros jovens.
O jovem que já tem formação em informática, perspectiva criar o seu negócio em reparação e manutenção de computadores e encorajou outros jovens a aproveitar em oportunidade de formação, acrescentando que os cursos são bons e garantem a arrecadação de uma renda.
Lauriano Manuel Bartolomeu, que se formou em Montagem e manutenção de Parabólicas, disse que já frequentou mais cinco cursos no Inefop, que o permitiu ter um emprego e garantir o seu sustento e da família.
Lauriano Bartolomeu apelou a outros jovens que façam cursos profissionais, que além de garantirem o auto emprego, permitem o desenvolvimento das famílias e da sociedade.