Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cuanza Norte: Fazenda Capeca investe mais de USD 20 milhões na suinicultura

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quinta, 04 Março de 2021 | 21h01

Camabatela - Vinte e dois milhões de dólares estão a ser investidos na fazenda Capeca, no município de Ambaca, província do Cuanza Norte, para a criação de porcos, visando o aumento da produção de carne no país.

O projecto, que vai permitir a criação de três mil cabeças de gado suíno, já viabilizou o investimento de 15 milhões de dólares em infra-estruturas para a criação dos animais.

Em declarações, quarta-feira, à imprensa, o administrador do projecto, Jaime Pereira, referiu que a iniciativa visa inverter a importação de carne de porco no país e satisfazer a “grande procura”  dessa "família alimentar" que o país regista actualmente e abastecer o matadouro industrial de Camabatela, com uma capacidade de abate 300 animais/dia.

O responsável informou que o projecto, lançado em Agosto de 2018, vai, numa primeira fase, iniciar com mil cabeças de porcos, tendo já criado para os jovens locais 15 postos de trabalho. O mesmo conta igualmente com um campo de produção de soja para a criação de ração animal, para a sustentabilidade do projecto.

O governador da província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, ressaltou, entretanto, que além de contribuir para a geração de postos de trabalho para a juventude, iniciativas do género devem ser replicadas em várias regiões da província, no sentido de se criar as condições de proteínas animais para a população.

Com mais de cinco mil metros quadrados, a fazenda Capeca está igualmente voltada à criação de gado bovino e caprino.

O Planalto de Camabatela conta com uma área de um milhão e 410 mil hectares e compreende os municípios de Ambaca e Samba Caju (Cuanza norte), Cacuso, Calandula e Cahombo (Malanje), bem como Negage, Puri, Bungo, Alto Cawale, Cangola e Damba, província do Uíge.

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+