Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Criadores de gado de Camabatela recebem mais de mil cabeças

     Economia              
  • Cuanza Norte • Terça, 24 Agosto de 2021 | 17h18
Gado bovino na localidade do Cabo Catanda na Lunda Sul
Gado bovino na localidade do Cabo Catanda na Lunda Sul
João Wassamba

Ndalatando – Mil e 883 cabeças de gado bovino foram entregues, desde o mês de Dezembro de 2020 até Junho do ano corrente pelo Ministério da Agricultura e Pescas, às famílias e aos criadores organizados no município de Ambaca, província do Cuanza Norte.

A acção, que visa repovoar o Planalto de Camabatela e apoiar o programa de bovinicultora familiar, através do gado proveniente da República do Chade, permitiu a distribuição de 1 500 cabeças aos criadores locais e 383 às famílias das comunas de Tango e Bindo.

Em declarações à ANGOP, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas no Cuanza Norte, Manuel Fernandes, referiu que dos 1 883 animais recebidos, numa primeira fase, 751 morreram em consequência da inadaptação ao clima da região, assim como das condições inadequadas de transportação dos animais para os locais de criação.

O responsável precisou que além das mortes, 11 animais foram igualmente furtados por meliantes.

Manuel Fernandes considerou haver actualmente na região 1 132 cabeças de gado bovino saudáveis e bem adaptadas ao clima da região.

Segundo o responsável, essa iniciativa do Executivo está a contribuir para o aumento da população animal na região estimada em mais de 10 mil cabeças.

O projecto de Bovincultura Familiar é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas e visa estimular a criação de gado bovino no planalto de Camabatela, perímetro agro-pecuário que contempla municípios das províncias do Uíge, Cuanza-Norte e Malanje.

O programa permitiu a construção de 40 currais individuais e 17 geminados, no município de Ambaca. A previsão é atingir 54 infra-estruturas individuais e 33 geminadas.

O planalto de Camabatela desenvolve-se numa área de 12 000 quilómetros quadrados e abrange parte das províncias do Cuanza Norte, Uíge e Malanje.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+