Ondjiva - Os criadores de cabeças de gado bovino, na província do Cunene, querem apostar mais na criação de caprinos, para estimular a reprodução da espécie animal, visando combater a fome e pobreza nas comunidades.
Os criadores falaram este sábado, à margem de uma manga de vacinação do gado bovino, no Cuanhama, em função da realização da campanha que decorre desde 10 de Maio, deste ano, no Cunene.
Yowanesha Panduleni disse que é mais fácil, em algumas regiões com poucas condições de pasto, criar gado caprino que reproduzem duas a três vezes por ano, ao contrário do bovino, em apenas uma vez.
Explicou que nos últimos anos o gado tem sido vítima da seca, a título de exemplo, entre 2019 a 2021, este fenómeno na província deixou muitos currais vazios, mas as pequenas quantidades de cabritos resistiram.
Yowanesha Panduleni disse que das 73 cabeças de gado que possuía, restou com nove, as restantes morreram devido à seca e outras doenças associadas.
Mandume Kapunda explicou que o cabrito alimenta-se da maior parte das plantas que contém água, daí a necessidade de se apostar também em cabras.
Valungameka Tuyoleni sublinhou que muitas pessoas na região valorizam mais o gado bovino por ter um grande valor económico e cultural.
O chefe do Departamento dos Serviços Veterinários do Cunene, Cláudio Simão, disse que até a data presente foram vacinadas 531 mil e 947 cabeças de gado, contra as pneumonias contagiosas bovinas, carbúnculo sintomático, hemático e dermatite nodular.
A campanha, com duração de 90 dias, prevê abranger um milhão e 100 cabeças de gado nos seis municípios, sendo 85 por cento são de criadores tradicionais.
Conta com 540 mil doses de PCB, 400 mil de carbúnculo sintomático, 300 mil de dermatite nodular e mil 116 de raiva nos canídeos, campanha envolve 18 técnicos veterinários.
Estima-se que 26 mil e 267 é o número de gado bovino que morreram devido à seca no Cunene, em consequência da seca que afectou a região entre 2018 a 2019.
Na campanha de 2021, foram vacinadas 224 mil e 123 cabeças de gado bovino contra peripneumonia contagiosa, carbúnculo hemático e dermatite.