Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Criadores de gado bovino abstêm-se da campanha de vacinação na Caála

     Economia              
  • Huambo • Quinta, 06 Maio de 2021 | 15h23
Campanha de vacinação de gado bovino
Campanha de vacinação de gado bovino
Aurélio Janeiro

Caála – Vários criadores de gado bovino, no município da Caála, província do Huambo, furtaram-se à campanha de vacinação contra a dermatite nodular e peripneumonia contagiosa, decorrida em Abril deste ano, apurou a ANGOP, esta quinta-feira.

Ao confirmar a informação, o chefe de secção da Agricultura na municipalidade, Avelino Alfredo, mostrou-se preocupado com a situação, que considera ser um problema “muito grave”, a julgar pelo número de animais que têm sido vítimas dessas doenças.

Disse que as autoridades do município da Caála previam vacinar, numa primeira fase, 25 mil cabeças de gado bovino, das 89 mil controladas, mas, infelizmente, apenas nove mil e 988 foram imunizadas, devido à abstinência da maioria dos criadores.

Acrescentou que a campanha, desenvolvida por 16 veterinários, decorreu nos postos fixos montados nas comunas da Calenga, Catata, Cuima e sede, tendo servido para bloquear os animais destas doenças zootómicas em todo corredor sul que, em 2020, registou a morte de 200 cabeças de gado bovino, provocada por estas enfermidades.

Ouvidos pela ANGOP, alguns criadores justificam tal abstinência alegando que depois da vacina os animais perdem destreza laboral, ou seja, tornam-se improdutivos para a actividade agrícola.

Uma posição reprovada pelas autoridades locais, que apontam a vacinação uma oportunidade para estimular a produção pecuária, com foco na redução da pobreza.

Em 2020, haviam sido vacinadas perto de 25 mil cabeças de gado bovino nesta municipalidade, cuja sede está localizada a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+