Luanda – O coordenador do grupo técnico do Recenseamento Geral da População e Habitação, José Calenge, disse, esta sexta-feira, em Luanda, que a distribuição de toda a logística para o Censo 2024 fica concluída segunda-feira (16).
O material comporta meios adequados ao desenvolvimento da actividade censitária, com realce para tabletes, equipamento de identificação dos agentes, placas e sinais para locais de contagem, entre outros.
Falando em conferência de imprensa sobre a preparação do processo, José Calenge reiterou o cronograma do Censo, que reserva para a noite do dia 18 o acto formal de lançamento, no Instituto Nacional de Estatística (INE).
O lançamento acontece, a partir das 18 horas, com um workshop para marcar a abertura oficial do inquérito, seguido de um momento cultural, e depois, já à meia-noite do dia 19, o recenseamento de casos especiais como os sem abrigo.
Mais tarde, a recolha de informação junto das famílias prossegue.
O também director-geral do INE falou da última etapa da formação de agentes de campo, salientando que o processo decorre, a nível nacional, sem constrangimento.
O Censo 2024 terá duração de 30 dias, com o envolvimento de 79 mil 423 agentes de campo, divididos em 67 mil 131 recenseadores e 12 mil 92 supervisores, que vão assegurar o trabalho em todo território nacional.
Este é o segundo censo no período pós-independência, depois do processo de 2014, que registou mais de 25 milhões de habitantes.
O objectivo é colher dados actualizados sobre a população, que ajudarão na distribuição equitativa de recursos e na formulação de políticas públicas em áreas como educação, saúde e habitação. OPF/VC