Luanda - A consultora angolana em petróleo, gás e energias renováveis (PetroAngola), assinou, essa quinta-feira, um acordo de parceria de formação de técnicos com o Instituto Canadense de Treinamento em Petróleo (CPTI).
Com esta parceria, as instituições procuram trazer para Angola e outros países africanos, soluções de formação e capacitação de técnicos nos ramos de petróleo, gás e energias renováveis.
As entidades pretendem, com este projecto, apoiar as organizações e empresas a desenvolverem os seus recursos energéticos de forma efectiva e eficiente, de acordo com uma nota distribuída pela PetroAngola.
Citado na nota, o presidente da Comissão Executiva (CEO) da PetroAngola, Patrício Quingongo, afirma que a parceria vem alavancar ainda mais a oferta de formações técnicas da instituição.
De acordo com o responsável, a consultora angolana já conta com cerca de 250 cursos específicos para o sector petrolífero, ministrados por mais de 165 formadores internacionais, que buscam preencher a oferta de formações especializadas para o sector energéticos e corporações em Angola.
Além de Angola, a consultora actua em países vizinhos como Moçambique, Namíbia e Guiné Equatorial.
Por outro lado, o presidente do CPTI, George Sutherland, reforçou ser uma mais valia trazer para África soluções formativas de classe mundial, através da utilização do "expertise" do sector energético canadiano, incluindo formações para projectos de energia solar, eólica e geotérmica.
A PetroAngola é detentora do maior centro de formação especializado em petróleo, gás e energias renováveis da CPLP.
A consultora busca oferecer uma maior robustez no processo de avaliação, capacitação e certificação da força de trabalho deste importante sector da economia mundial, com base em métodos de ensino inovadores centrados no ser humano.