Uíge - As obras de construção dos 74 km de estrada do troço Quitexe/Ambuila/Quipedro, na província do Uíge, com uma execução física avaliada em 87 por cento, vai melhorar a circulação de pessoas e bens nessa região, depois da conclusão prevista para Dezembro deste ano.
Via Quitexe/Ambuila vai melhorar circulação de pessoas e bens
Iniciadas no final de 2016, as obras estão avaliadas em 55,7 milhões de dólares (cerca de 35,5 mil milhões de kwanzas), sendo que a sua execução financeira está avaliada em 66,67 por cento.
Estas informações foram prestadas hoje pelo ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, que está em visita de dois dias na província do Uíge.
Manuel Tavares de Almeida considerou, na ocasião, satisfatório a execução física das obras e um ganho que vai melhorar a circulação de pessoas e bens.
Por outro lado, informou que o Laboratório de Engenharia de Angola (LEA) poderá fazer os testes de confirmação da qualidade do pavimento.
“Estamos em período de cacimbo e deve-se aproveitar o máximo para a conclusão desta obra e evitar chegar até Dezembro, devido aos constrangimentos da chuva”, perspectivou.
Disse que o trabalho da equipa multissectorial não será apenas a constatação de infra-estruturas rodoviárias da província, mas também em acções relacionadas à atribuição de habitação à população que vive em zonas de risco, no âmbito do regime de acesso à habitação.
Consta, igualmente, da agenda do ministro, uma visita à reserva fundiária da Catapa, onde serão entregues lotes de terrenos infra-estruturados à população para construção dirigida, num processo que conta com o auxílio do governo local.
A delegação ministerial integrará técnicos do Instituto de Estradas de Angola (INEA), da Direcção Nacional de gestão Fundiária e Habitação (DNGFH), da Empresa gestora de Terrenos Infra-estruturados (EGTI), da Direcção Nacional de Infra-estruturas Urbanas (DNIU), consultores, entre outros.