Saurimo – O governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, considerou, esta quinta-feira, que a conclusão da Estrada Nacional 230 (EN 230), vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região Leste do país.
As obras da EN 230 tiveram início em 2020, e recebem as últimas quantidades de asfalto.
O Executivo angolano disponibilizou cerca de 630 milhões de dólares norte-americanos, para a reabilitação e ampliação de 630 quilometros de estradas, incluindo a construção de 10 novas pontes, no troço Malanje/Saurimo
Segundo o governante que falava à imprensa, no final da visita de trabalho à província da Lunda Sul, do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, antevê, com a recuperação dessa estrada, o crescimento da região leste (Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico), nos mais variados sectores, como econômico, agricultura, turismo, dentre outros.
Para Daniel Neto, a EN 230 é fundamental para o desenvolvimento desta parcela do território.
"Ficamos com uma impressão positiva por aquilo que foi constatado no terreno e pela dinâmica que está a ser implementada a obra pelo ministério de tutela", disse o governante que pode observar ao longo do troço a recuperação troços que muito preocupavam.
Com a Conclusão do troço, o governo local augura maior investimento privado na região.
Durante a sua estada, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, visitou as obras do troço rio Pêso/Saurimo, estancamento das ravinas do bairro Nhama, Camanhundo, Nzagi, ponte da circular de Saurimo, centralidade de Saurimo.
Nesta sexta-feira, o ministro vai visitar a ponte sobre o rio Muanguês e o troço que liga Saurimo/ desvio do Lucapa, na EN 180.QB/JW/NE