Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Concluído processo de actualização cartográfica de Ondjiva

     Economia              
  • Cunene • Sexta, 17 Novembro de 2023 | 11h41
Logotipo do CENSO 2024
Logotipo do CENSO 2024
Divulgação

Ondjiva - O processo de actualização cartográfica para o Recenseamento Geral da População e Habitação Censo 2024, da zona urbana da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, encontra-se concluído desde o mês de Outubro último.

Em declarações quinta-feira à ANGOP, o chefe do Gabinete Provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Cunene, José Jacinto, disse que o processo de cartografia teve início a 18 de Setembro e decorreu a nível de 24 bairros urbanos, visando definir as áreas censitárias.

Actualmente realçou que o processo decorre a nível das áreas rurais de Ondjiva, com o envolvimento de 55 agentes, sendo 30 civis, 24 efectivos das Forças Armadas Angolanas e um representante de cartografia do INE, que está coordenar a acção.

José Jacinto disse que, depois da conclusão do trabalho no Cuanhama, as equipas irão desdobrar-se nas zonas de difícil acesso, face ao aproximar da época chuvosa, com início no município do Curoca.

Fez saber que o trabalho, com previsão de terminar a 31 de Maio de 2024, tem como essência a divisão das secções censitárias, de modo a definir as áreas dos agentes de campo.

Argumentou que a operação permitirá ter uma fotografia mais actualizada da geografia da província e, portanto, definir as áreas a selecionar para a recolha principal, sendo que cada agente de campo da área urbana deverá ter 80 a 120 habitações, enquanto no meio rural 60 a 100 habitações.

“Este é um trabalho de grande importância porque permitirá definir o número de habitações, população aí residente e saber quantos agentes recenseadores serão necessários para a operação”, sustentou.

Apontou como constrangimentos do processo a dispersão habitacional das comunidades rurais, devido o modus vivente  da população. 

O responsável solicitou maior colaboração da população, de modo a possibilitar alcançar o êxito das actividades.

Angola vai realizar o seu segundo censo depois da independência, em 1975, no próximo ano, dez anos depois do último, em 2014, estando o início do processo marcado para o dia 19 de Julho de 2024. FI/LHE/AC

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+