Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cidadãos apontam desvalorização da moeda como entrave para poupança nas famílias

     Economia              
  • Bié • Quarta, 01 Novembro de 2023 | 15h44

Cuito - A perda constante do poder de compra, causada pela desvalorização da moeda nacional, retira a possibilidade das famílias fazerem uma poupança financeira, concluiram os participantes ao seminário sobre “poupança financeira”, realizado de 25 a 31 de Outubro, na cidade do Cuito (Bié).

Falando à imprensa, na cerimónia de encerramento, Nataniel Chicomo, funcionário público, descartou, entre os pressupostos, a inflação como o indicar principal que tem contribuído na fraca poupança de dinheiro no seio familiar.

Já Osvaldo da Silva, também funcionário público, realçou a necessidade do Estado encontrar, a curto prazo, medidas que permitem mitigar a inflação, que leva a constante desvalorização do kwanzas face ao dólar norte-americano.

Enquanto isso, o director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico e Integrado do Bié, Figueiredo Canguende, incentivou a população no sentido de cultivar o espírito de poupança financeira, para lidar com os imprevistos.

No entender do responsável, para se conseguir poupar algum dinheiro, é necessário evitar o consumo excessivo, ou seja gastos desnecessários, apesar da situação económica e social do país não ser das melhores.

Entretanto, a directora regional centro do Banco Nacional de Angola, Rosalina Lopes Lima, salientou que a poupança no seio familiar constitui um factor muito importante, porque pode evitar os riscos de endividamento, apelando ao reforço da sensibilização da população sobre assuntos de género.

Na actividade, realizada no âmbito da semana da poupança, foram debatidos temas relacionados com a poupança e investimento, consumo consciente e planeado, produtos e serviços de poupança, constituição de uma empresa, fundos de pensões entre outros.

A jornada decorreu sob lema “Poupar Protege o Teu Futuro”.

O Dia Mundial da Poupança celebra-se a 31 de Outubro e foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento.

A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.AS/PLB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+