Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, anunciou hoje, quinta-feira, a atribuição de dotações financeiras mensais, a partir deste mês de Julho, para a gestão de 23 centros municipais, visando assegurar as despesas de funcionamento.
José Martins falava no seminário sobre as instruções de elaboração do Orçamento Geral do Estado para o ano 2025, dirigida aos gestores públicos e técnicos dos órgãos do Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE).
O governante não avançou os valores a serem atribuídos.
Já no mês de Agosto do ano em curso, anunciou igualmente o governador, pela primeira vez, na história da província do Cuando Cubango, todas as administrações passarão a receber recursos financeiros para a gestão própria.
Por isso, defendeu uma gestão racional, responsável e objectiva do dinheiro, com vista a melhoria da prestação de serviços de saúde à população, bem como a necessidade de se aprimorar a humanização dos serviços nos hospitais locais.
Realçou, neste particular, a observância dos valores morais, o combate à corrupção, nepotismo e à bajulação, questões que devem merecer a atenção das autoridades.
Destacado papel do PR no fortalecimento da acção governativa
O governador destacou, na ocasião, a política do Presidente da República, João Lourenço, de priorizar, de forma contínua, as acções concretas no fortalecimento da actuação governativa do Estado, tornando as instituições mais capazes para responderem, pontualmente, aos problemas dos cidadãos.
José Martins reconheceu que tais acções têm servido como promotor de uma gestão mais eficiente e sustentável das circunscrições municipais, por via do reforço das competências dos órgãos de gestão pública, em várias dimensões.
O seminário, que teve como objectivo capacitar os participantes em matéria de elaboração do ciclo orçamental, serviu também para a demonstração da operacionalização do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, como instrumento de sustentação para a elaboração do OGE 2025. LMZ/ALK/FF/PLB