Dundo – A instalação da nova central térmica com turbina a gás, com capacidade de produzir 20 megawatts de energia eléctrica, em instalação na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, desde 2021, encontra-se em fase de conclusão.
A informação foi prestada no fim-de-semana, pelo secretário de Estado para Energia, António Costa, no final da visita de trabalho de dois dias efectuada à província da Lunda Norte, com objectivo de inteirar-se dos ensaios da barragem hidroeléctrica do Luachimo e do ponto de situação da produção e distribuição do produto na região.
António Da Costa informou que os últimos equipamentos da referida central já se encontram no país, propriamente em Luanda, aguardando a sua transportação para a cidade do Dundo.
“O sistema de combustível já está em Luanda e, neste momento, estamos a criar condições para o transporte e colocar a central em funcionamento dentro de um dois meses”, disse.
No município do Chitato estão em funcionamento duas centrais térmicas com 30 e 14 megawatts.
Actualmente, a central de 30 megawatts produz apenas 12 e a de 14 apenas cinco MW, devido à avaria de alguns grupos geradores, o que tem obrigado a restrições no fornecimento de energia.
Actualmente, a ENDE conta com 22 mil e 500 clientes nos municípios de Chitato, Lucapa e Cambulo, destes, 4.500 com sistema pré-pago.
Iluminação pública
Em relação à iluminação pública no município de Chitato, o secretário de Estado disse que “a situação é preocupante” e orientou a direcção da ENDE e do Gabinete de Infra-estruturas, a fazerem um plano de necessidades para se ultrapassar a situação.
“As ruas estão escuras e isso não é bom, por isso orientamos a ENDE e o gabinete de Infra-estruturas a fazer um levantamento por rua e remeter ao ministério a quantidade de materiais necessários por rua para se dar solução a esta questão”, frisou.
Em Novembro deste ano, a administração municipal de Chitato, deu início a um programa de requalificação parcial do sistema de iluminação pública do distrito urbano do Dundo, que comporta uma rede de 25 quilómetros, consubstanciada na substituição de mais de 400 luminárias, de cabos eléctricos, poste, entre outras, também com a duração de seis meses.
O projecto enquadrado no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), está orçado em 267 milhões, 552 mil e 500 kwanzas.