Dundo - A conclusão da central térmica a gás, vai elevar para 56 a capacidade de produção de energia no município de Chitato, capital da província da Lunda Norte.
A instalação do projecto energético, de 22 megawatts, está na ordem dos 95 por cento e fará a interligação com a barragem do Luachimo (34 MW).
Segundo apurou à ANGOP, durante a visita do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, ao projecto, actualmente decorrem os trabalhos de instalação dos cabos da central para a subestação de Cacanda, das baterias e os ensaios de carga.
A central servirá de alternativa para evitar restrições no fornecimento de energia, em períodos de manutenção da barragem do Luachimo.
Durante a visita de constatação, o ministro João Borges, orientou a PRODEL e a ENDE a transferir alguns grupos geradores da central térmica 2, para alguns municípios onde há escassez de energia.
Orientou que se priorize o município de Lucapa, pela dimensão geográfica, densidade populacional e volume de negócios.
A central térmica 1, com 30 megawatts, também servirá de alternativa, tendo o ministrou orientado a manutenção dos grupos geradores.
Actualmente, a barragem do Luachimo produz 17 dos 34 megawatts de energia eléctrica, beneficiando o município de Chitato.
Com a entrada em produção dos primeiros 17 megawatts da barragem do Luachimo, a central térmicas de 30 MW, beneficiará de manutenção para servir de fonte alternativa. HD